Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/36553
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Portfólio de sequências didáticas utilizando as tecnologias digitais
Autor(es): Vander de Andrade Farias Filho
Primeiro Orientador: Ismael Krishna de Andrade Neiva
Primeiro membro da banca : Camila Camilozzi Alves Costa de Albuquerque Araújo
Resumo: As tecnologias digitais evidenciam-se com profunda presença em nosso cotidiano, modificando formas de ver, entender o mundo e de nos relacionar com outras pessoas. No campo da Educação elas estão redefinindo o processo de ensino aprendizagem ao ressignificar os papeis a serem desempenhados pela escola, pelo professor e pelo aluno que vivencia a não dependência do mestre na construção do conhecimento. O discente verifica que pode trabalhar e construir o conhecimento sem limitações físicas da escola e da orientação do professor. Esse trabalho buscou conhecer a realidade de alunos, professores e da escola pública, a partir da introdução ou da não introdução das tecnologias digitais no cotidiano escolar. Utilizando Sequências Didáticas como situação problema para estudar o conteúdo escolar, foram aplicadas Metodologias Ativas, utilizando a tecnologia disponível na escola. Desta forma, objetivou-se verificar a construção do conhecimento em temas escolares e em assuntos que fossem do interesse prático da comunidade escolar. Verifica-se baixo uso de tecnologia na escola, inclusive a analógica. O baixo uso não se deve apenas pela falta de disponibilidade material no estabelecimento escolar, mas, também, pela resistência dos profissionais do ensino e da gestão do estabelecimento em adotar essa ferramenta pedagógica. Percebe-se, então, que o avanço da tecnologia para vários campos da vida cotidiana traz muitos benefícios para a sociedade. Ao mesmo tempo, porém, devem ser estudados os seus efeitos. Na Educação, o seu uso potencializa o processo de ensino aprendizagem. Não usá-la nas escolas públicas pode significar aumento da desigualdade no acesso ao conhecimento e, consequentemente, aumento da desigualdade social. Sobre o professor recai a pressão para a introdução da ferramenta no ensino e grande questionamento sobre a essência de sua função que é a construção do conhecimento.
Abstract: Digital technologies are evident with a profound presence in our daily lives, changing ways of seeing, understanding the world and relating to other people. In the field of Education, they are redefining the teaching-learning process by reframing the roles to be played by the school, the teacher and the student who experiences the non-dependence of the master in the construction of knowledge. The student verifies that he can work and build knowledge without physical limitations of the school and the guidance of the teacher. This work sought to know the reality of students, teachers and the public school, from the introduction or non-introduction of digital technologies in the school routine. Using Didactic Sequences as a problem situation to study school content, Active Methodologies were applied, using the technology available at school. In this way, the objective was to verify the construction of knowledge on school themes and on subjects that were of practical interest to the school community. There is low use of technology at school, including analogue. The low use is not only due to the lack of material availability in the school, but also by the resistance of teaching professionals and management of the establishment to adopt this pedagogical tool. It is clear, then, that the advancement of technology in various fields of everyday life brings many benefits to society. At the same time, however, its effects must be studied. In Education, its use enhances the teaching-learning process. Not using it in public schools can mean an increase in inequality in access to knowledge and, consequently, an increase in social inequality. The pressure falls on the teacher to introduce the tool in teaching and great questioning about the essence of his function, which is the construction of knowledge.
Assunto: Ensino fundamental
Novas tecnologias
Material didático
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
Curso: Curso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/36553
Data do documento: 30-Nov-2019
Aparece nas coleções:Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0

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