Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/36553
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Ismael Krishna de Andrade Neivapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5493295168602116pt_BR
dc.contributor.referee1Camila Camilozzi Alves Costa de Albuquerque Araújopt_BR
dc.creatorVander de Andrade Farias Filhopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5289117328693620pt_BR
dc.date.accessioned2021-06-24T19:16:29Z-
dc.date.available2021-06-24T19:16:29Z-
dc.date.issued2019-11-30-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/36553-
dc.description.abstractDigital technologies are evident with a profound presence in our daily lives, changing ways of seeing, understanding the world and relating to other people. In the field of Education, they are redefining the teaching-learning process by reframing the roles to be played by the school, the teacher and the student who experiences the non-dependence of the master in the construction of knowledge. The student verifies that he can work and build knowledge without physical limitations of the school and the guidance of the teacher. This work sought to know the reality of students, teachers and the public school, from the introduction or non-introduction of digital technologies in the school routine. Using Didactic Sequences as a problem situation to study school content, Active Methodologies were applied, using the technology available at school. In this way, the objective was to verify the construction of knowledge on school themes and on subjects that were of practical interest to the school community. There is low use of technology at school, including analogue. The low use is not only due to the lack of material availability in the school, but also by the resistance of teaching professionals and management of the establishment to adopt this pedagogical tool. It is clear, then, that the advancement of technology in various fields of everyday life brings many benefits to society. At the same time, however, its effects must be studied. In Education, its use enhances the teaching-learning process. Not using it in public schools can mean an increase in inequality in access to knowledge and, consequently, an increase in social inequality. The pressure falls on the teacher to introduce the tool in teaching and great questioning about the essence of his function, which is the construction of knowledge.pt_BR
dc.description.resumoAs tecnologias digitais evidenciam-se com profunda presença em nosso cotidiano, modificando formas de ver, entender o mundo e de nos relacionar com outras pessoas. No campo da Educação elas estão redefinindo o processo de ensino aprendizagem ao ressignificar os papeis a serem desempenhados pela escola, pelo professor e pelo aluno que vivencia a não dependência do mestre na construção do conhecimento. O discente verifica que pode trabalhar e construir o conhecimento sem limitações físicas da escola e da orientação do professor. Esse trabalho buscou conhecer a realidade de alunos, professores e da escola pública, a partir da introdução ou da não introdução das tecnologias digitais no cotidiano escolar. Utilizando Sequências Didáticas como situação problema para estudar o conteúdo escolar, foram aplicadas Metodologias Ativas, utilizando a tecnologia disponível na escola. Desta forma, objetivou-se verificar a construção do conhecimento em temas escolares e em assuntos que fossem do interesse prático da comunidade escolar. Verifica-se baixo uso de tecnologia na escola, inclusive a analógica. O baixo uso não se deve apenas pela falta de disponibilidade material no estabelecimento escolar, mas, também, pela resistência dos profissionais do ensino e da gestão do estabelecimento em adotar essa ferramenta pedagógica. Percebe-se, então, que o avanço da tecnologia para vários campos da vida cotidiana traz muitos benefícios para a sociedade. Ao mesmo tempo, porém, devem ser estudados os seus efeitos. Na Educação, o seu uso potencializa o processo de ensino aprendizagem. Não usá-la nas escolas públicas pode significar aumento da desigualdade no acesso ao conhecimento e, consequentemente, aumento da desigualdade social. Sobre o professor recai a pressão para a introdução da ferramenta no ensino e grande questionamento sobre a essência de sua função que é a construção do conhecimento.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAUpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0pt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectAlunospt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subject.otherEnsino fundamentalpt_BR
dc.subject.otherNovas tecnologiaspt_BR
dc.subject.otherMaterial didáticopt_BR
dc.titlePortfólio de sequências didáticas utilizando as tecnologias digitaispt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Portfólio de sequências didáticas utilizando as tecnologias digitais.pdf2.5 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.