Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/36554
Type: Monografia (especialização)
Title: O fazer pedagógico com foco nas tecnologias de informação e comunicação: sequências didáticas como apoio ao docente
Authors: Marco Antônio Marinho de Castro Lima
First Advisor: Anderson Altair Pinheiro de Macedo
First Referee: Leandra de Castro Gonzaga Figueiró
Abstract: Apresento neste trabalho de conclusão de curso 05 (cinco) sequências didáticas elaboradas ao longo do Curso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0. Essas sequências didáticas são direcionadas a turmas do nono Ano do Ensino Fundamental ou turmas do primeiro Ano do Ensino Médio com abordagem do conteúdo de química na área de Ciências da Natureza. O foco das sequências é a utilização de ferramentas tecnológicas em mídias digitais de comunicação como recurso pedagógico a ser empregado em aulas, de modo a dar um significado a esses aparatos tecnológico como meios de construção de conhecimentos alinhados ao seu caráter de entretenimento que por ora é predominante entre os estudantes. A escolha de guiar seu trabalho por meio de sequências didáticas revela uma organização sistemática do professor bem como uma preocupação em deixar um registro a ser consultado por seus pares com o intuito de realizar uma análise acatando ou propondo ideias de modo a melhorar esse trabalho. A elaboração das sequências didáticas foi apoiada em estudos realizados ao longo do curso e da providencial orientação dos tutores. A experiência como professor por 30 anos foi crucial nesse processo de construção. Realizei adaptações da metodologia das aulas inserindo uma ferramenta tecnológica, o que conferiu mais dinamismo, interação e autonomia por parte dos alunos. De modo geral a metodologia de aplicação dos conteúdos em cada sequência foi acompanhada inicialmente por uma problematização de modo a estimular os alunos e expor ideias pré concebidas sobre os conceitos trabalhados, prossegue se com leitura de textos e finalmente o emprego de uma ferramenta tecnológica com o intuito de auxiliar na fixação dos conceitos. Em alguns casos utilizei a ferramenta tecnológica como um meio de difusão de informação que seria apropriada pelos alunos e aplicadas em atividades de maneira a gerar conhecimento. Observa-se que nossos alunos, nativos digitais, possuem uma incrível desenvoltura para manipular as ferramentas tecnológicas que a eles são apresentadas. Cabe ao professor monitorar e tutoriar de modo a potencializar esses recursos tecnológicos como recursos pedagógicos. Pretendo com esse trabalho provocar uma reflexão sobre os métodos de ensino em sala de aula de maneira a jogar uma luz sobre a importância do uso das tecnologias digitais de comunicação que associadas às metodologias ativas tornam recursos pedagógicos essencial ao trabalho docente.
Subject: Educação tecnológica
Tecnologia educacional
Material didático
Ensino fundamental
Ensino médio
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/36554
Issue Date: 20-Mar-2021
Appears in Collections:Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia-TICs-Versão final.pdf2.09 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons