Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/36559
Type: Dissertação
Title: Configurações do ensino de música frente ao componente curricular arte: um estudo com professores de música da Educação Básica
Authors: André Rangel de Carvalho
First Advisor: Helena Lopes da Silva
First Referee: Vanessa Regina Eleutério Miranda
Second Referee: Jussara Rodrigues Fernandino
Abstract: Considerando a inserção da música como conteúdo obrigatório na Educação Básica, este estudo propõe compreender como o professor de música tem atuado como responsável pelo componente curricular Arte no currículo escolar. Qual o lugar da música na aula de Artes e no currículo da escola? Como o professor de música interpreta e aplica a BNCC Arte em sua prática pedagógica? Partindo desses questionamentos, compreender os saberes necessários à atuação profissional do professor de música na Educação Básica frente ao componente curricular Arte foi definido como objetivo geral dessa investigação. Como objetivos específicos, foram propostos: a) compreender como os professores de música estão interpretando e aplicando a BNCC Arte em suas práticas pedagógicas; b) compreender como a música está sendo implementada no currículo da escola. A metodologia de pesquisa utilizada foi a pesquisa documental e o estudo com entrevistas (MANZINI, 1990,1991; DUARTE, 2004). Os dados da pesquisa foram constituídos pelas entrevistas com quatro professores de Música que atuam no Ensino Fundamental. Os resultados apontam que para os professores que atuam apenas com o componente curricular Música, os saberes necessários à atuação profissional estão mais relacionados ao conhecimento do conteúdo específico, enquanto que para os professores que trabalham com o componente curricular Arte, os saberes necessários à atuação profissional estão mais relacionados aos conhecimentos pedagógicos. Os professores demonstraram ter tido pouco ou contato superficial com a Base Nacional Comum Curricular, e consideram que devido ao fato de o componente curricular Arte fazer parte da área das Linguagens, poderia descaracterizá-la como disciplina e, consequentemente, desvalorizá-la como campo de conhecimento. Verificamos que a unidade temática Artes Integradas ainda não é uma realidade na prática docente dos entrevistados, e que a abordagem das demais linguagens artítiscas acontecem de forma isolada do conteúdo de música. A pesquisa aponta para a necessidade de a BNCC Arte ser inserida e experimentada no decurso da formação acadêmica-profissional dos licenciandos em música, por meio de atividades práticas e reflexivas, de modo que os futuros professores possam refletir sobre as possibilidades e os desafios inerentes à aplicação deste documento na Educação Básica. Espera-se que este estudo venha contribuir com a formação de professores de música para a atuação na educação básica, frente aos desafios impostos pelo componente curricular Arte.
Abstract: Considering the insertion of music as mandatory content in Basic Education, this study proposes to understand how the music teacher has acted as responsible for the curricular component Art in the school curriculum. What is the place of music in the arts class and in the school curriculum? How does the music teacher interpret and apply BNCC Arte in his pedagogical practice? Based on these questions, it was defined as a general objective of investigation: to understand the knowledge necessary for the professional performance of the music teacher in Basic Education, in view of the curricular component Art. As specific objectives, the following were proposed: a) to understand how music teachers are interpreting and applying BNCC Arte in their pedagogical practices; b) understand how music is being implemented in the school curriculum. The research methodology used was the study with interviews (MANZINI, 1990,1991; DUARTE, 2004). Four music teachers who work in elementary school were interviewed. The results show that for teachers who work only with the curricular component Music, the knowledge necessary for professional performance is more related to the knowledge of the specific content, while for teachers who work with the curricular component Art, the knowledge necessary for performance professional are more related to pedagogical knowledge. The professors showed that they had little or superficial contact with the Common National Curricular Base, and consider that due to the fact that the curricular component Art is part of the area of Languages, it could de-characterize it as a discipline and, consequently, devalue it as a field of study. knowledge. We found that the Integrated Arts thematic unit is not yet a reality in the teaching practice of the interviewees, and that the approach to other artistic languages occurs in isolation from the music content. The research points to the need for BNCC Arte to be inserted and experienced in the course of academic-professional training of music graduates, through practical and reflective activities, so that future teachers can reflect on the possibilities and challenges inherent in the application of this document in Basic Education. It is expected that this study will contribute to the training of music teachers to work in basic education, in the face of the challenges imposed by the curricular component Art.
Subject: Educação musical
Prática de ensino
Política educacional - Brasil
Ensino fundamental - Brasil
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: MUSICA - ESCOLA DE MUSICA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Música
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/36559
Issue Date: 25-Mar-2021
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivo definitivo André.pdf2.27 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.