Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/36586
Tipo: Dissertação
Título: Associações entre desempenho escolar da educação fundamental e a formação de licenciados no Brasil
Autor(es): Tayene Trajano de Moura
Primeiro Orientador: André Braz Golgher
Primeiro Coorientador: Luís Henrique Romani de Campos
Primeiro membro da banca : André Braz Golgher
Segundo membro da banca: Luís Henrique Romani de Campos
Terceiro membro da banca: Mariangela Furlan Antigo
Quarto membro da banca: Fernanda Esperidião
Resumo: O presente trabalho tratou da percepção das associações entre a formação de professores no ensino superior e o desempenho de estudantes dos anos finais do ensino fundamental no Sistema de Avaliação da Educação básica. O objetivo foi analisar a relação entre a qualificação do professor e o desempenho escolar do aluno, primeiramente analisando a distribuição espacial da formação de professores que possivelmente viriam a atuar no ensino fundamental entre 2001 e 2017, depois analisando a distribuição espacial dos licenciados após a formatura entre 2007 e 2017, e por fim investigando o desempenho escolar do aluno e sua relação com a qualificação profissional dos seus professores também entre 2007 e 2017. O conjunto de metodologias utilizadas foi composto de análise estatística, análise geográfica, mínimos quadrados ordinários com erros robustos e o método de diferenças em diferenças. Foi possível concluir que a formação de professores foi expandida e interiorizada, bem como a atuação destes profissionais devidamente qualificados em sala de aula, este último influenciando positivamente as notas de língua portuguesa e de matemática no SAEB para os estudantes do último ano do ensino fundamental.
Abstract: The present work dealt with the perception of the associations between teacher education in higher education and the performance of students in the final years of elementary school in the Basic Education Assessment System. The objective was to analyze the relationship between teacher qualification and student's academic performance, first by analyzing the spatial distribution of teacher education who would possibly work in elementary school between 2001 and 2017, then analyzing the spatial distribution of graduates after graduation between 2007 and 2017, and finally investigating the student's academic performance and its relationship with the professional qualification of their teachers also between 2007 and 2017. The set of methodologies used was composed of statistical analysis, geographic analysis, ordinary least squares with robust errors and the difference-in-differences method. It was possible to conclude that teacher training was expanded and internalized, as well as the performance of these properly qualified professionals in the classroom, the latter positively influencing Portuguese language and mathematics grades in the SAEB for students in the final year of elementary school.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FACE - FACULDADE DE CIENCIAS ECONOMICAS
Curso: Programa de Pós-Graduação em Economia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/36586
Data do documento: 14-Mai-2021
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.