Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/36586
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1André Braz Golgherpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2194200827061280pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Luís Henrique Romani de Campospt_BR
dc.contributor.referee1André Braz Golgherpt_BR
dc.contributor.referee2Luís Henrique Romani de Campospt_BR
dc.contributor.referee3Mariangela Furlan Antigopt_BR
dc.contributor.referee4Fernanda Esperidiãopt_BR
dc.creatorTayene Trajano de Mourapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5339359301520828pt_BR
dc.date.accessioned2021-06-25T20:50:21Z-
dc.date.available2021-06-25T20:50:21Z-
dc.date.issued2021-05-14-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/36586-
dc.description.abstractThe present work dealt with the perception of the associations between teacher education in higher education and the performance of students in the final years of elementary school in the Basic Education Assessment System. The objective was to analyze the relationship between teacher qualification and student's academic performance, first by analyzing the spatial distribution of teacher education who would possibly work in elementary school between 2001 and 2017, then analyzing the spatial distribution of graduates after graduation between 2007 and 2017, and finally investigating the student's academic performance and its relationship with the professional qualification of their teachers also between 2007 and 2017. The set of methodologies used was composed of statistical analysis, geographic analysis, ordinary least squares with robust errors and the difference-in-differences method. It was possible to conclude that teacher training was expanded and internalized, as well as the performance of these properly qualified professionals in the classroom, the latter positively influencing Portuguese language and mathematics grades in the SAEB for students in the final year of elementary school.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tratou da percepção das associações entre a formação de professores no ensino superior e o desempenho de estudantes dos anos finais do ensino fundamental no Sistema de Avaliação da Educação básica. O objetivo foi analisar a relação entre a qualificação do professor e o desempenho escolar do aluno, primeiramente analisando a distribuição espacial da formação de professores que possivelmente viriam a atuar no ensino fundamental entre 2001 e 2017, depois analisando a distribuição espacial dos licenciados após a formatura entre 2007 e 2017, e por fim investigando o desempenho escolar do aluno e sua relação com a qualificação profissional dos seus professores também entre 2007 e 2017. O conjunto de metodologias utilizadas foi composto de análise estatística, análise geográfica, mínimos quadrados ordinários com erros robustos e o método de diferenças em diferenças. Foi possível concluir que a formação de professores foi expandida e interiorizada, bem como a atuação destes profissionais devidamente qualificados em sala de aula, este último influenciando positivamente as notas de língua portuguesa e de matemática no SAEB para os estudantes do último ano do ensino fundamental.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFACE - FACULDADE DE CIENCIAS ECONOMICASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Superiorpt_BR
dc.subjectEducação fundamentalpt_BR
dc.subjectSAEBpt_BR
dc.titleAssociações entre desempenho escolar da educação fundamental e a formação de licenciados no Brasilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-0092-7119pt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.