Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/36612
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Os corpos-autistas no 1º ano do ensino fundamental: currículo com práticas de leitura
Autor(es): Camila Amorim Campos
primer Tutor: Leiva de Figueiredo Viana Leal
Resumen: As crianças autistas têm ganhado cada vez mais espaço nas salas de aula da escola regular. Ao defender que essas crianças fazem leituras que escapam ao currículo, este trabalho tem como objetivo investigar como as práticas de leitura, presentes no currículo do primeiro ano do Ensino Fundamental, e as relações de poder que ali se estabelecem são sentidas pelos corpos-autistas. Assim, a questão que orienta esta pesquisa é: Como o corpo-autista é demandado, disputado e divulgado no currículo com práticas de leitura do primeiro ano do Ensino Fundamental? Para tanto, foram realizadas observações e elementos da análise do discurso para a produção das informações e sua análise. Foi possível constatar corpos-autistas em movimento, numa transgressão carregada de humanização e de um sujeito que habita o mundo de um modo particular e especial.
Abstract: Autistic children are increasingly gaining space in common school classrooms. By defending that these children understand things that leaves the curriculum, this project aims to investigate how the reading practices, present in the curriculum of the first year of Elementary School, and the relationships that are established there are felt by autistic. This way, the main question of this research is: How is the autistic body demanded, disputed and disseminated in the curriculum with reading practices from the first year of Elementary School? For that, observations and elements of discourse analysis were carried out for the production of information and its analysis. It was possible to see autistic bodies in movement, in a transgression charged with humanization and a subject that inhabits the world in a particular and special way.
Asunto: Língua portuguesa – Estudo e ensino
Currículos - Avaliação
Autismo em crianças
Leitura – Ensino
Ensino fundamental – Métodos de ensino
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FALE - FACULDADE DE LETRAS
Curso: Curso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Textos
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/36612
Fecha del documento: 24-feb-2021
Aparece en las colecciones:Especialização em Língua Portuguesa

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
TCC_CamilaCampos_PDF.pdf748.04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Creative Commons