Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/36612
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Leiva de Figueiredo Viana Lealpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5179640093644398pt_BR
dc.creatorCamila Amorim Campospt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1061019271561316pt_BR
dc.date.accessioned2021-06-29T20:38:39Z-
dc.date.available2021-06-29T20:38:39Z-
dc.date.issued2021-02-24-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/36612-
dc.description.abstractAutistic children are increasingly gaining space in common school classrooms. By defending that these children understand things that leaves the curriculum, this project aims to investigate how the reading practices, present in the curriculum of the first year of Elementary School, and the relationships that are established there are felt by autistic. This way, the main question of this research is: How is the autistic body demanded, disputed and disseminated in the curriculum with reading practices from the first year of Elementary School? For that, observations and elements of discourse analysis were carried out for the production of information and its analysis. It was possible to see autistic bodies in movement, in a transgression charged with humanization and a subject that inhabits the world in a particular and special way.pt_BR
dc.description.resumoAs crianças autistas têm ganhado cada vez mais espaço nas salas de aula da escola regular. Ao defender que essas crianças fazem leituras que escapam ao currículo, este trabalho tem como objetivo investigar como as práticas de leitura, presentes no currículo do primeiro ano do Ensino Fundamental, e as relações de poder que ali se estabelecem são sentidas pelos corpos-autistas. Assim, a questão que orienta esta pesquisa é: Como o corpo-autista é demandado, disputado e divulgado no currículo com práticas de leitura do primeiro ano do Ensino Fundamental? Para tanto, foram realizadas observações e elementos da análise do discurso para a produção das informações e sua análise. Foi possível constatar corpos-autistas em movimento, numa transgressão carregada de humanização e de um sujeito que habita o mundo de um modo particular e especial.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFALE - FACULDADE DE LETRASpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Textospt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectPráticas de leiturapt_BR
dc.subjectCorpopt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autistapt_BR
dc.subject.otherLíngua portuguesa – Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherCurrículos - Avaliaçãopt_BR
dc.subject.otherAutismo em criançaspt_BR
dc.subject.otherLeitura – Ensinopt_BR
dc.subject.otherEnsino fundamental – Métodos de ensinopt_BR
dc.titleOs corpos-autistas no 1º ano do ensino fundamental: currículo com práticas de leiturapt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Língua Portuguesa

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_CamilaCampos_PDF.pdf748.04 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons