Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/36613
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Jussara Vitória de Freitas do Espírito Santopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1945055204256211pt_BR
dc.contributor.referee1Evandro José Lemos da Cunhapt_BR
dc.creatorDominick Lattuada Abreu Barbosapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7618751907709061pt_BR
dc.date.accessioned2021-06-29T21:02:30Z-
dc.date.available2021-06-29T21:02:30Z-
dc.date.issued2020-02-28-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/36613-
dc.description.abstractThis study aims to analyse the possibilities and potential of Visual Arts Teaching within the scope of the Cine Escola Programme, focusing on the work methodology of the art-educators that constitute it, in order to understand the possible intersections between art-education and the seventh art within a cultural institution. The study carried out intends to favor the approximation between cinema and education, considering, through the Cine Escola Programme, the children and youth academic audience from the public and private schools in Belo Horizonte and the metropolitan region. The methodological approach used in conducting this research was based on direct observation for a more accurate analysis of the data collected, in addition to the dialogue with theories and scholars who address themes related to cultural mediation, cinema and their connection with the Teaching of Visual Arts.pt_BR
dc.description.resumoEste estudo tem como intuito analisar as possibilidades e potencialidades do Ensino de Artes Visuais no âmbito do Programa Cine Escola centrando-se na metodologia de trabalho dos arte-educadores que o constituem, de modo a compreender as interseções possíveis entre a arte-educação e a sétima arte no interior de uma instituição cultural. O estudo realizado pretende favorecer a aproximação entre cinema e educação, considerando, por meio do Programa Cine Escola, ao público escolar infanto-juvenil das escolas da rede pública e privada de Belo Horizonte e região metropolitana. A abordagem metodológica utilizada na condução desta pesquisa se amparou na observação direta para uma análise mais precisa dos dados coletados somada a interlocução com teorias e estudiosos que abordam temáticas relacionadas à mediação cultural, ao cinema e a ligação destes com o Ensino de Artes Visuais.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectPrograma Cine Escolapt_BR
dc.subjectMediação culturalpt_BR
dc.subjectArte-educaçãopt_BR
dc.subject.otherPrograma Cine Escolapt_BR
dc.subject.otherArte - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherCinema na educaçãopt_BR
dc.subject.otherMediaçãopt_BR
dc.subject.otherArte e educaçãopt_BR
dc.titleUm encontro com o cinema: a atuação de arte-educadores no âmbito do Programa Cine Escolapt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EBA TCC HOJE.pdf4.2 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons