Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/36646
Tipo: | Dissertação |
Título: | A ludicidade como alternativa para o ensino de biomas terrestres do Brasil no ensino médio |
Autor(es): | Núbia Rodrigues Soares |
primer Tutor: | Maria Auxiliadora Drumond |
primer miembro del tribunal : | Lorena Cristina Lana Pinto |
Segundo miembro del tribunal: | Paulina Maria Maia Barbosa |
Resumen: | Ampliar estratégias pedagógicas que despertem no aluno o interesse no protagonismo da própria aprendizagem é de grande valia. Assim, o objetivo principal dessa pesquisa foi desenvolver e analisar a eficácia das aulas lúdicas, como estratégia de ensino investigativo sobre biomas terrestres do Brasil, para os alunos do 3° ano do Ensino Médio de uma escola pública em Contagem, Minas Gerais. Foram ministradas aulas expositivas tradicionais sobre o tema e depois desenvolvidas as aulas lúdicas. Os alunos criaram e confeccionaram jogos envolvendo o assunto, jogaram os próprios jogos e trocaram os jogos produzidos entre si, ajudando inclusive a analisá-los. Com o intuito de comparar a aprendizagem dos alunos, foram realizados dois testes, aplicados antes e após as aulas lúdicas, observando-se a média de acerto das questões em ambos. Um teste com duas perguntas discursivas e o outro com dez questões objetivas. Para analisar o envolvimento, participação e satisfação dos alunos, foram utilizadas observações diretas com anotações no diário de campo e um questionário de satisfação. Os alunos analisaram os jogos construídos pelos colegas com intuito de aperfeiçoá-los. De acordo com os resultados, o ensino lúdico foi importante na consolidação dos conceitos sobre biomas terrestres do Brasil. Os alunos envolveram ativamente e sentiram satisfeitos com o método de ensino/aprendizagem. Concluiu-se que o ensino por jogos, trouxe muitas vantagens, entre elas a aprendizagem e, portanto, foi eficaz para os alunos do Ensino médio. |
Asunto: | Ensino - Biologia Técnicas de pesquisa Jogos educativos |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | ICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLOGICAS |
Curso: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (Mestrado Profissional - PROF-BIO) |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/36646 |
Fecha del documento: | 21-sep-2020 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
A LUDICIDADE COMO ALTERNATIVA PARA O ENSINO DE BIOMAS TERRESTRES DO BRASIL NO ENSINO MÉDIO.pdf | 4.95 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons