Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/36646
Tipo: Dissertação
Título: A ludicidade como alternativa para o ensino de biomas terrestres do Brasil no ensino médio
Autor(es): Núbia Rodrigues Soares
primer Tutor: Maria Auxiliadora Drumond
primer miembro del tribunal : Lorena Cristina Lana Pinto
Segundo miembro del tribunal: Paulina Maria Maia Barbosa
Resumen: Ampliar estratégias pedagógicas que despertem no aluno o interesse no protagonismo da própria aprendizagem é de grande valia. Assim, o objetivo principal dessa pesquisa foi desenvolver e analisar a eficácia das aulas lúdicas, como estratégia de ensino investigativo sobre biomas terrestres do Brasil, para os alunos do 3° ano do Ensino Médio de uma escola pública em Contagem, Minas Gerais. Foram ministradas aulas expositivas tradicionais sobre o tema e depois desenvolvidas as aulas lúdicas. Os alunos criaram e confeccionaram jogos envolvendo o assunto, jogaram os próprios jogos e trocaram os jogos produzidos entre si, ajudando inclusive a analisá-los. Com o intuito de comparar a aprendizagem dos alunos, foram realizados dois testes, aplicados antes e após as aulas lúdicas, observando-se a média de acerto das questões em ambos. Um teste com duas perguntas discursivas e o outro com dez questões objetivas. Para analisar o envolvimento, participação e satisfação dos alunos, foram utilizadas observações diretas com anotações no diário de campo e um questionário de satisfação. Os alunos analisaram os jogos construídos pelos colegas com intuito de aperfeiçoá-los. De acordo com os resultados, o ensino lúdico foi importante na consolidação dos conceitos sobre biomas terrestres do Brasil. Os alunos envolveram ativamente e sentiram satisfeitos com o método de ensino/aprendizagem. Concluiu-se que o ensino por jogos, trouxe muitas vantagens, entre elas a aprendizagem e, portanto, foi eficaz para os alunos do Ensino médio.
Asunto: Ensino - Biologia
Técnicas de pesquisa
Jogos educativos
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: ICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLOGICAS
Curso: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (Mestrado Profissional - PROF-BIO)
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/36646
Fecha del documento: 21-sep-2020
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
A LUDICIDADE COMO ALTERNATIVA PARA O ENSINO DE BIOMAS TERRESTRES DO BRASIL NO ENSINO MÉDIO.pdf4.95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Creative Commons