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http://hdl.handle.net/1843/36646
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Maria Auxiliadora Drumond | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8054435761140226 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Lorena Cristina Lana Pinto | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Paulina Maria Maia Barbosa | pt_BR |
dc.creator | Núbia Rodrigues Soares | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9633738346589655 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-07-02T18:30:29Z | - |
dc.date.available | 2021-07-02T18:30:29Z | - |
dc.date.issued | 2020-09-21 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/36646 | - |
dc.description.resumo | Ampliar estratégias pedagógicas que despertem no aluno o interesse no protagonismo da própria aprendizagem é de grande valia. Assim, o objetivo principal dessa pesquisa foi desenvolver e analisar a eficácia das aulas lúdicas, como estratégia de ensino investigativo sobre biomas terrestres do Brasil, para os alunos do 3° ano do Ensino Médio de uma escola pública em Contagem, Minas Gerais. Foram ministradas aulas expositivas tradicionais sobre o tema e depois desenvolvidas as aulas lúdicas. Os alunos criaram e confeccionaram jogos envolvendo o assunto, jogaram os próprios jogos e trocaram os jogos produzidos entre si, ajudando inclusive a analisá-los. Com o intuito de comparar a aprendizagem dos alunos, foram realizados dois testes, aplicados antes e após as aulas lúdicas, observando-se a média de acerto das questões em ambos. Um teste com duas perguntas discursivas e o outro com dez questões objetivas. Para analisar o envolvimento, participação e satisfação dos alunos, foram utilizadas observações diretas com anotações no diário de campo e um questionário de satisfação. Os alunos analisaram os jogos construídos pelos colegas com intuito de aperfeiçoá-los. De acordo com os resultados, o ensino lúdico foi importante na consolidação dos conceitos sobre biomas terrestres do Brasil. Os alunos envolveram ativamente e sentiram satisfeitos com o método de ensino/aprendizagem. Concluiu-se que o ensino por jogos, trouxe muitas vantagens, entre elas a aprendizagem e, portanto, foi eficaz para os alunos do Ensino médio. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | ICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLOGICAS | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (Mestrado Profissional - PROF-BIO) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Educação lúdica | pt_BR |
dc.subject | Jogos | pt_BR |
dc.subject | Atividade investigativa | pt_BR |
dc.subject.other | Ensino - Biologia | pt_BR |
dc.subject.other | Técnicas de pesquisa | pt_BR |
dc.subject.other | Jogos educativos | pt_BR |
dc.title | A ludicidade como alternativa para o ensino de biomas terrestres do Brasil no ensino médio | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
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A LUDICIDADE COMO ALTERNATIVA PARA O ENSINO DE BIOMAS TERRESTRES DO BRASIL NO ENSINO MÉDIO.pdf | 4.95 MB | Adobe PDF | View/Open |
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