Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/36646
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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Maria Auxiliadora Drumondpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8054435761140226pt_BR
dc.contributor.referee1Lorena Cristina Lana Pintopt_BR
dc.contributor.referee2Paulina Maria Maia Barbosapt_BR
dc.creatorNúbia Rodrigues Soarespt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9633738346589655pt_BR
dc.date.accessioned2021-07-02T18:30:29Z-
dc.date.available2021-07-02T18:30:29Z-
dc.date.issued2020-09-21-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/36646-
dc.description.resumoAmpliar estratégias pedagógicas que despertem no aluno o interesse no protagonismo da própria aprendizagem é de grande valia. Assim, o objetivo principal dessa pesquisa foi desenvolver e analisar a eficácia das aulas lúdicas, como estratégia de ensino investigativo sobre biomas terrestres do Brasil, para os alunos do 3° ano do Ensino Médio de uma escola pública em Contagem, Minas Gerais. Foram ministradas aulas expositivas tradicionais sobre o tema e depois desenvolvidas as aulas lúdicas. Os alunos criaram e confeccionaram jogos envolvendo o assunto, jogaram os próprios jogos e trocaram os jogos produzidos entre si, ajudando inclusive a analisá-los. Com o intuito de comparar a aprendizagem dos alunos, foram realizados dois testes, aplicados antes e após as aulas lúdicas, observando-se a média de acerto das questões em ambos. Um teste com duas perguntas discursivas e o outro com dez questões objetivas. Para analisar o envolvimento, participação e satisfação dos alunos, foram utilizadas observações diretas com anotações no diário de campo e um questionário de satisfação. Os alunos analisaram os jogos construídos pelos colegas com intuito de aperfeiçoá-los. De acordo com os resultados, o ensino lúdico foi importante na consolidação dos conceitos sobre biomas terrestres do Brasil. Os alunos envolveram ativamente e sentiram satisfeitos com o método de ensino/aprendizagem. Concluiu-se que o ensino por jogos, trouxe muitas vantagens, entre elas a aprendizagem e, portanto, foi eficaz para os alunos do Ensino médio.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (Mestrado Profissional - PROF-BIO)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/pt/*
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectEducação lúdicapt_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectAtividade investigativapt_BR
dc.subject.otherEnsino - Biologiapt_BR
dc.subject.otherTécnicas de pesquisapt_BR
dc.subject.otherJogos educativospt_BR
dc.titleA ludicidade como alternativa para o ensino de biomas terrestres do Brasil no ensino médiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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