Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/36669
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Pedro Olmo Stancioli Vaz de Melopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3262926164579789pt_BR
dc.contributor.referee1Jussara Marques de Almeda Gonçalvespt_BR
dc.contributor.referee2Fabrício Benevenuto de Souzapt_BR
dc.contributor.referee3Aline Carneiro Vianapt_BR
dc.contributor.referee4Artur Zivianipt_BR
dc.contributor.referee5Aline Marins Paes Carvalhopt_BR
dc.creatorLucas Santos de Oliveirapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3965923523593288pt_BR
dc.date.accessioned2021-07-07T00:37:32Z-
dc.date.available2021-07-07T00:37:32Z-
dc.date.issued2021-02-09-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/36669-
dc.description.abstractAs mídias sociais desempenham um papel importante na formação do discurso político, criando uma esfera pública que possibilita discussões, debates e deliberações. Cientes dessa importância, os políticos utilizam as redes sociais para se autopromoverem e como forma de influenciar pessoas e votos. Como exemplo dessa afirmação, em 2018, os brasileiros elegeram democraticamente para presidente o candidato Jair Bolsonaro. Um dos feitos mais surpreendentes desse desfecho é que seu partido, o PSL, quase não teve tempo de televisão. Sua vitória só foi possível devido ao engajamento e ao ativismo de seus apoiadores nas plataformas de mídias sociais, como Twitter, Facebook e WhatsApp. Nesse contexto, os políticos precisam decidir como se comunicarem com seus eleitores para construirem suas reputações. Enquanto alguns políticos compartilham apenas comunicações profissionais sobre suas agendas e atividades políticas, outros preferem uma abordagem não-política e informal, compartilhando comunicações sobre os mais diversos assuntos, como religião, esportes e família. Outros, no entanto, fazem mau uso das plataformas, espalhando mensagens políticas que violam os termos e condições de uso das redes sociais e as leis eleitorais. Ciente desses problemas, propomos um classificador supervisionado baseado em aprendizado de máquina que rotula todas as mensagens textuais de diferentes plataformas de mídias sociais como políticas e não políticas. O classificador é utilizado em larga escala e é robusto a mudanças de conceito ao longo do tempo, exigindo poucas novas mensagens rotuladas a cada ano. A partir das mensagens classificadas, pudemos caracterizar as comunicações dos políticos ao longo do tempo e fazer novas descobertas: (i) os parlamentares brasileiros mudaram seus comportamentos de comunicação ao longo do tempo; (ii) mudanças de conceito ocorreram durante eventos importantes da política brasileira; (iii) uma ascen são explosiva da direita vista pouco antes do Eleições de 2018; (iv) uma participação da direita mais ampla e mais bem distribuída do que a da esquerda e, por fim, (v) o aumento do engajamento do público ao longo do tempo.pt_BR
dc.description.resumoSocial media play an important role in shaping political discourse, creating a public sphere that enables discussions, debates, and deliberations. Aware of this importance, politicians use social media for self-promotion and as a means of influencing people and votes. As an example of this assertion, in 2018, Brazilians democratically elected for president the far-right candidate Jair Bolsonaro. One of the most surprising feats of this outcome is that his party, PSL, had almost no television time. His victory was only possible because of his supporters’ engagement and activism on social media platforms, such as on Twitter, Facebook, and WhatsApp. In this context, politicians need to decide how to communicate with their voters to build their reputations. While some politicians only share professional communi- cations about their political agenda and activities, others prefer a more non-political and informal approach, sharing communications about the most varied subjects, such as religion, sports, and their families. Others, however, misuse platforms by spreading political messages that violate policies and circumvent electoral laws. Aware of these problems, we propose a supervised machine learning classifier that labels all textual messages from different social media platforms as political and non- political. The classifier runs on a large scale and it is robust to concept drifts over time, requiring few new labeled messages each year. From the classified messages, we were able to characterize the communication of politicians over time and identified new findings: (i) Brazilian congresspeople changed their communication behavior over time; (ii) concept drifts occurred during important events of Brazilian politics; (iii) the explosive rise of the right seen just before the 2018 elections; (iv) a broader and more evenly distributed right-wing participation than the left-wing, and, finally, (v) the increase of public engagement over time.pt_BR
dc.description.sponsorshipOutra Agênciapt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICX - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Computaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/pt/*
dc.subjectPoliticalpt_BR
dc.subjectSocial mediapt_BR
dc.subjectCommunicationpt_BR
dc.subjectCharacterizationpt_BR
dc.subject.otherComputação – Tesespt_BR
dc.subject.otherMídias sociais – Tesespt_BR
dc.subject.otherRedes sociais on-line – Tesespt_BR
dc.subject.otherRedes sociais on-line – Aspectos políticos – Tesespt_BR
dc.titleLarge-scale and long-term characterization of political communications on social mediapt_BR
dc.title.alternativeCaracterização em larga escala e a longo prazo de comunicações políticas nas mídias sociaispt_BR
dc.typeTesept_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_sem_folhas_branco.pdf7.69 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons