Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/36682
Tipo: Dissertação
Título: Estudo numérico do gerenciamento térmico de um motor de combustão interna com foco na maximização do desempenho veicular
Autor(es): Fabrício Thomaz
Primeiro Orientador: José Guilherme Coelho Baêta
Primeiro membro da banca : Fernando Antônio Rodrigues Filho
Segundo membro da banca: Rogério Jorge Amorim
Terceiro membro da banca: Gustavo Fonseca de Freitas Maia
Resumo: Nos dias atuais, aprimoramentos no consumo de combustível e redução nas emissões de poluentes estão sendo muito discutidos. Downsizing e downspeeding são alguns, entre muitos métodos, bastante utilizados com o objetivo de aumentar a eficiência energética global de veículos equipados com motores de combustão interna. Em condições de altas cargas no motor, a temperatura do líquido de arrefecimento e ACT (air charge temperature) podem chegar a valores elevados, comprometendo o desempenho e a integridade do sistema propulsor. Neste caso, uma calibração que reduz a potência do motor é utilizada para aumentar a confiabilidade do projeto. O gerenciamento da carga e rotação do motor pode contribuir para manutenção do ACT através da redução do torque devido a um aumento na rotação do virabrequim, porém pode elevar a temperatura do líquido de arrefecimento, devido à maior rejeição térmica. O trabalho atual visa analisar, através de modelos numéricos, estratégias de dimensionamento do sistema de arrefecimento para manutenção da potência gerada pelo motor, em condições de elevadas cargas e temperaturas, administrando o torque e a rotação. Em seguida, a partir das estratégias de configurações de sistema de arrefecimento, foi realizada uma avaliação do consumo de combustível sob o ciclo FTP-75 + HWFET. Por meio do controle da carga e da rotação, os resultados indicaram a possibilidade de mitigar em até 30% a necessidade de depotenciamento do motor, em condições de condução extrema do veículo. Para um menor consumo de combustível, os resultados sugerem seguir com uma maior potência do eletro-ventilador combinada a menores radiadores, mostrando ganhos em até 0,8%. Os resultados indicam que para evitar pequenas perdas de potência no motor, em condições de elevadas cargas, o esforço exigido é muito alto, implicando elevados custos e penalizando o consumo de combustível no ciclo FTP-75 + HWFET. Desta forma, um caminho proposto é, elaborar uma estratégia de calibração adequada do motor, buscando minimizar os impactos de possíveis perdas de potência em elevadas cargas e, assim, minimizando o consumo de combustível em condições normais de operação do veículo.
Abstract: Nowadays, fuel consumption improvements and reduction of pollutant emissions are being much discussed. Downsizing and downspeeding are among the many methods widely applied to increase the overall energy efficiency of vehicles equipped with internal combustion engines. In high engine loads, engine coolant temperature and air charge temperature (ACT) values can be so high that they compromise overall system performance. In this case, a strategy of power derate calibration is used to increase the system reliability. The management of the engine speed could be enable to control the ACT through engine load decrease by engine speed increase, however, at the same time, could be impact the coolant temperature due effects on engine heat rejection. Thus, the current work aims to analyze, through numerical models, cooling system design strategies focus on maintenance of the generated power, at high torque and ambient temperature conditions, managing engine load and speed. Then, according cooling module configurations strategies, perform an assessment of fuel consumption under FTP-75 + HWFET cycle. Through engine load and speed management, the results showed the possibility of to mitigate up to 30% of engine power derate, at extreme vehicle driving conditions. For lower fuel consumption, it is preferable to increase the cooling fan power combined with smaller radiators, showing gains up to 0.8%. The results suggest that to avoid a little power derate at extreme load conditions, the required effort is too high, penalizing the fuel consumption under FTP-75 + HWFET cycle. From these results, the proposal is, to develop a suitable engine derate calibration, searching to minimize the performance losses at high engine loads, and then, minimize the fuel consumption at normal vehicle driving conditions.
Assunto: Engenharia mecânica
Automóveis - Consumo de combustíveis
Motores de combustão interna
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: ENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA
Curso: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecanica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/36682
Data do documento: 10-Fev-2020
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