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dc.contributor.advisor1José Guilherme Coelho Baêtapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8847961357506883pt_BR
dc.contributor.referee1Fernando Antônio Rodrigues Filhopt_BR
dc.contributor.referee2Rogério Jorge Amorimpt_BR
dc.contributor.referee3Gustavo Fonseca de Freitas Maiapt_BR
dc.creatorFabrício Thomazpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7612995012334237pt_BR
dc.date.accessioned2021-07-07T18:08:58Z-
dc.date.available2021-07-07T18:08:58Z-
dc.date.issued2020-02-10-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/36682-
dc.description.abstractNowadays, fuel consumption improvements and reduction of pollutant emissions are being much discussed. Downsizing and downspeeding are among the many methods widely applied to increase the overall energy efficiency of vehicles equipped with internal combustion engines. In high engine loads, engine coolant temperature and air charge temperature (ACT) values can be so high that they compromise overall system performance. In this case, a strategy of power derate calibration is used to increase the system reliability. The management of the engine speed could be enable to control the ACT through engine load decrease by engine speed increase, however, at the same time, could be impact the coolant temperature due effects on engine heat rejection. Thus, the current work aims to analyze, through numerical models, cooling system design strategies focus on maintenance of the generated power, at high torque and ambient temperature conditions, managing engine load and speed. Then, according cooling module configurations strategies, perform an assessment of fuel consumption under FTP-75 + HWFET cycle. Through engine load and speed management, the results showed the possibility of to mitigate up to 30% of engine power derate, at extreme vehicle driving conditions. For lower fuel consumption, it is preferable to increase the cooling fan power combined with smaller radiators, showing gains up to 0.8%. The results suggest that to avoid a little power derate at extreme load conditions, the required effort is too high, penalizing the fuel consumption under FTP-75 + HWFET cycle. From these results, the proposal is, to develop a suitable engine derate calibration, searching to minimize the performance losses at high engine loads, and then, minimize the fuel consumption at normal vehicle driving conditions.pt_BR
dc.description.resumoNos dias atuais, aprimoramentos no consumo de combustível e redução nas emissões de poluentes estão sendo muito discutidos. Downsizing e downspeeding são alguns, entre muitos métodos, bastante utilizados com o objetivo de aumentar a eficiência energética global de veículos equipados com motores de combustão interna. Em condições de altas cargas no motor, a temperatura do líquido de arrefecimento e ACT (air charge temperature) podem chegar a valores elevados, comprometendo o desempenho e a integridade do sistema propulsor. Neste caso, uma calibração que reduz a potência do motor é utilizada para aumentar a confiabilidade do projeto. O gerenciamento da carga e rotação do motor pode contribuir para manutenção do ACT através da redução do torque devido a um aumento na rotação do virabrequim, porém pode elevar a temperatura do líquido de arrefecimento, devido à maior rejeição térmica. O trabalho atual visa analisar, através de modelos numéricos, estratégias de dimensionamento do sistema de arrefecimento para manutenção da potência gerada pelo motor, em condições de elevadas cargas e temperaturas, administrando o torque e a rotação. Em seguida, a partir das estratégias de configurações de sistema de arrefecimento, foi realizada uma avaliação do consumo de combustível sob o ciclo FTP-75 + HWFET. Por meio do controle da carga e da rotação, os resultados indicaram a possibilidade de mitigar em até 30% a necessidade de depotenciamento do motor, em condições de condução extrema do veículo. Para um menor consumo de combustível, os resultados sugerem seguir com uma maior potência do eletro-ventilador combinada a menores radiadores, mostrando ganhos em até 0,8%. Os resultados indicam que para evitar pequenas perdas de potência no motor, em condições de elevadas cargas, o esforço exigido é muito alto, implicando elevados custos e penalizando o consumo de combustível no ciclo FTP-75 + HWFET. Desta forma, um caminho proposto é, elaborar uma estratégia de calibração adequada do motor, buscando minimizar os impactos de possíveis perdas de potência em elevadas cargas e, assim, minimizando o consumo de combustível em condições normais de operação do veículo.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Mecanicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGerenciamento térmicopt_BR
dc.subjectDesempenho veicularpt_BR
dc.subjectConsumo de combustívelpt_BR
dc.subjectSistema de arrefecimentopt_BR
dc.subject.otherEngenharia mecânicapt_BR
dc.subject.otherAutomóveis - Consumo de combustíveispt_BR
dc.subject.otherMotores de combustão internapt_BR
dc.titleEstudo numérico do gerenciamento térmico de um motor de combustão interna com foco na maximização do desempenho veicularpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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