Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/36704
Type: Dissertação
Title: Quem a Netflix pensa que somos? : estratégias de comunicabilidade dos vídeos de divulgação da série Orange Is The New Black voltados à audiência da América Latina
Authors: Livia Maia Caldeira Arantes
First Advisor: Simone Maria Rocha
First Referee: Mayka Juliana Castellano Reis
Second Referee: Maíra Bianchini dos Santos
Abstract: A Netflix tem se esforçado para engajar audiências nas diversas zonas de consumo em que atua. Para a América Latina uma das estratégias é a divulgação do conteúdo em redes sociais nas quais personalidades da cultura local são inseridas no contexto de suas séries. Por meio da análise da televisualidade (ROCHA, 2020) - que articula a análise do estilo televisivo (BUTLER, 2010) com o conceito de visualidade (MITCHELL, 1994) - este estudo tem por objetivo identificar como se configuram características culturais e visuais que sustentam a estratégia de comunicabilidade/interação adotada nos vídeos promocionais da série Orange is The New Black, publicados nos canais do Youtube: Netflix Brasil e Netflix Latinoamérica. A análise do composto imagem/texto (pictures) mostrou que cada personalidade convidada carrega aspectos culturais e políticos e são explorados a partir de propostas distintas de interação, mas sempre atentando à força dos relatos populares do continente. Além disso, verificamos que a atenção ao modo de divulgação dos conteúdos contribui para o entendimento da operacionalização deste modelo de mídia na nova era da televisão.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/36704
Issue Date: 11-Feb-2021
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Quem a Netflix pensa que somos.pdf50.01 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons