Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/36793
Type: Dissertação
Title: A aprendizagem da transmissão da informação genética com blocos de montar
Authors: Ricardo Silva
First Advisor: Mônica Bucciarelli Rodriguez
First Referee: Mariana Torquato Quezado de Magalhães
Second Referee: Ana Lúcia Moraes Giannini
Abstract: O presente trabalho apresenta o desenvolvimento de uma sequência didática com o objetivo de mediar à compreensão pelos alunos dos conceitos básicos relacionados ao fluxo de informação genética (gene, proteína, códon, molécula de DNA e as de RNA, nucleotídeo e aminoácido) e aos processos relacionados à síntese de proteínas. Pretende também promover a percepção da Genética como uma área importante da Biologia e a sua aplicação no dia a dia. A Sequência Didática foi construída utilizando uma abordagem investigativa, bem como as atividades de criação de modelos concretos de moléculas invisíveis, utilizando blocos de construção e origami, com o objetivo de colocar os alunos como protagonistas no processo de ensino-aprendizagem. A sequência didática foi aplicada em uma turma de alunos do terceiro ano do ensino médio de uma escola estadual localizada no município de Itabira-MG. A aprendizagem dos alunos dos conceitos e do fluxo de informação genética foi observada durante o seu uso. Os alunos participaram voluntariamente da pesquisa, respondendo a questionários estruturados para posterior análise quali-quantitativa. Além disso, as observações durante a aplicação foram registradas e utilizadas na análise da SD, bem como a experiência anterior de ensino e literatura relacionada.
Subject: Ensino - Biologia
Genética
Aprendizagem baseada em problemas
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLOGICAS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (Mestrado Profissional - PROF-BIO)
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/36793
Issue Date: 26-Oct-2020
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCM Ricardo.pdf2.25 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.