Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/36842
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Arte em gravura: um tesouro a descobrir na sala de aula
Autor(es): Marta Ramos da Silva
Primeiro Orientador: Melissa Etelvina Oliveira Rocha
Primeiro membro da banca : João Henrique Ribeiro Barbosa
Resumo: O presente trabalho visa relatar a experiência da prática do ensino de Arte na sala de aula com os alunos do 4º ano do ensino fundamental, cujo objetivo é conhecer o processo com o recurso de imagens no ensino de Arte, por meio de linguagem visual - fotografias e desenhos. As atividades foram desenvolvidas por etapas no intuito que os alunos pudessem entender o processo artístico. Dessa forma, desenvolveram competências e habilidades relacionadas à Arte, à História, aos recursos tecnológicos e à leitura. A metodologia esteve atrelada à pesquisa bibliográfica, a ser desenvolvida nas etapas de observação, criação, reflexão e apreciação, o que permitiu verificar as aprendizagens. Os resultados evidenciaram que os alunos se envolveram nas atividades propostas, trabalharam cooperando com o grupo e conseguiram manter o foco em todo o processo. As estratégias de ensino-aprendizagens permitiram manter uma dinâmica durante as aulas e o conhecimento sobre gravura no contexto escolar.
Abstract: The present Work aims to report the experience of art teaching practice in the classroom witch the students of the 4 th year of elementary school, whose objectives is know the process with the use of images in art teaching, through visual languagephotographs and drawings. The activities were developed in stages in order that students could understand the artistic process. Thus, they developed skills and ability related to art, history, technological resources andreading. The methodology was linked to bibliographic research, when it was developed in the stages of observation, creation, reflection and appreciation, which allowed verifying the learning. The results showed that the students were involved in the proposed actives, worked cooperating with the group and managed to maintain focus throughout the process. Teachinglearning strategies have made it possible to maintain a dynamic during classes and knowledge about engraving in the school context.
Assunto: Arte - Estudo e ensino
Gravura
Fotografia
Percepção visual
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
Curso: Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/36842
Data do documento: 1-Mar-2020
Aparece nas coleções:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC final.pdf1.98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons