Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/37038
Type: Artigo de Evento
Title: Ensino de projeto e aprendizagem por solução de problemas
Authors: Maurício José Laguardia Campomori
Abstract: Este trabalho se propõe a testar duas hipóteses sobre a prática de ensino de projeto de arquitetura: a primeira é de que a prática profissional condiciona a forma de ensinar dos professores de projeto, que em sua maioria não possuem formação didática; a segunda é que o ensino de projeto é principalmente feito através de processos que se aproximam da ideia de aprendizagem baseada em solução de problemas ou PBL (Problem Based Learning). Para tanto, foi elaborado um questionário e este foi submetido a professores de faculdades e escolas de arquitetura nacionais e estrangeiras, em busca de aferir se as hipóteses teriam validade e, caso afirmativo, se haveria variações significativas relacionadas à localização das instituições. Os resultados indicam que se pode afirmar que as hipóteses procedem e que podemos dizer que a prática das escolas de arquitetura, a despeito de sua aparente desvinculação do modelo cientificista que domina a Universidade contemporânea, pode apontar novos caminhos para toda a Universidade.
Abstract: This paper aims to test two hypotheses about the teaching of architectural design: the first is that professional practice shapes the way of teaching of design studio teachers, who mostly do not have didactic training; the second is that most of studio teaching is based in processes that resemble the problem-based learning (PBL) approach. A survey was submitted to professors of Brazilian and foreign architecture schools, in order to verify if the hypotheses were valid and if there would be significant variations related to the location of the institutions. The results indicate that the hypotheses can be confirmed, and that we can say that the practice of the schools of architecture, despite its apparent dissociation from the scientific model that dominates the contemporary university, can point out new paths for the University.
Subject: Arquitetura
Projeto arquitetônico
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ARQ - DEPARTAMENTO DE PROJETOS
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/37038
Issue Date: 2018
metadata.dc.url.externa: http://https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/27744/2/eixo-1.pdf
metadata.dc.relation.ispartof: V encontro da associação nacional de pesquisa e pós-graduação em arquitetura e urbanismo - anais
Appears in Collections:Artigo de Evento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Maurício Campomori 3.pdf1.17 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.