Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/37044
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Schoenberg/Boulez: ideia/sistema
Título(s) alternativo(s): Schoenberg/Boulez: idea/system
Autor(es): Eduardo Campolina Viana Loureiro
Resumo: Dois textos principais orientam o presente estudo: A música nova, a música demodée, o estilo e a ideia, escrito por Arnold SCHOENBERG (1977b) em 1946, e O sistema e a ideia, escrito por Pierre BOULEZ (1986) em 1986. Inicialmente é trabalhado o conceito de 'ideia musical' em diversos textos de Schoenberg. O conceito é então confrontado com uma análise de seu Prelúdio do Op. 25, elaborada por Jack BOSS (2014). Essa análise levanta a problemática da percepção, conduzindo à discussão do texto de Boulez. Esse último é trabalhado na relação da 'ideia musical' com o 'sistema', inicialmente em conexão com a segunda Escola de Viena e em seguida com sua própria estética. Procura-se compreender como se articulam esses dois conceitos nas reflexões dos dois compositores, que muito influenciaram a transformação da linguagem musical no século XX, e que se situam em uma linha evidente de conexão e continuidade.
Abstract: Two main texts have guided this study: New music, outmoded music, style and idea, written by Arnold SCHOENBERG (1977b) in 1946, and System and idea, written by Pierre BOULEZ (1986) in 1986. Firstly, the concept of 'musical idea' is dealt with in several of Schonberg's texts. The concept is then confronted with an analysis of Schoenberg's Prelude Op. 25 elaborated by Jack BOSS (2014). This analysis raises perception issues that lead to Boulez's text. This last text is approached with a focus on the relation between the 'musical idea' and the 'system', in connection with the Second Viennese School, and then with his own aesthetics. This article works on how these two concepts are articulated in the reflections of these two composers, who greatly influenced the directions of the transformation of musical language in the 20th century, and who are clearly located in a line of connection and continuity.
Assunto: Música - Análise, interpretação e apreciação
Schoenberg, Arnold, 1874-1951
Boulez, Pierre, 1925-2016
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: MUS - DEPARTAMENTO DE TEORIA GERAL DA MÚSICA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.1590/permusi20163302
URI: http://hdl.handle.net/1843/37044
Data do documento: 2016
metadata.dc.url.externa: https://periodicos.ufmg.br/index.php/permusi/article/view/5211
metadata.dc.relation.ispartof: Per Musi
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
5211-Texto do artigo-16431-1-10-20170218 (Campolina).pdf685.83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.