Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/37210
Type: Monografia (especialização)
Title: Estudo de caso: comparação pré-operação e pós operação de indicadores de campanha de qualidade de energia elétrica em usinas de geração de energia renovável
Authors: Henrique Lopes Angueth de Araújo
First Advisor: Wallace do Couto Boaventura
First Referee: Ivan José da Silva Lopes
Abstract: De acordo com o submódulo 2.8 dos procedimentos de rede do ONS, “quando ocorrem solicitações de acesso de consumidores livres, agentes de geração, agentes de distribuição, agentes de importação e de exportação, cujas instalações não lineares possam comprometer o desempenho da rede básica, devem ser realizadas análises fundamentais em indicadores de qualidade de energia elétrica”. Dentre os indicadores a serem gerenciados encontram-se aqueles relativos à conformidade da forma de onda, e dentre estes, a distorção harmônica, o desequilíbrio de tensão e a flutuação de tensão. Esse conjunto de análises é chamado de Campanha de Qualidade. No caso de usinas de fontes renováveis, tendo em vista que o impacto da sua operação na qualidade de energia elétrica do ponto de acoplamento comum depende do regime inconstante de geração de energia onde se encontra instalado, o ONS estabelece, em conjunto com o agente, uma série de indicadores específicos como: distorção harmônica, flicker e desequilíbrio de tensão, também deverão ser medidas as correntes harmônicas geradas, bem como as correntes harmônicas totais injetadas na rede elétrica, resultantes da operação do conjunto gerador. As medições de tais correntes têm por finalidade permitir reavaliar o estudo de desempenho da instalação quanto à distorção harmônica de tensão. Essas medições devem ocorrer numa etapa pré-operacional e pós operacional para observar o impacto do novo acessante à Rede Básica. O objetivo do trabalho é apresentar a comparação dos resultados desses indicadores nas fases pré-operação e pós-operação de cinco empreendimento diferentes.
Abstract: According to ONS documentation “Procedimento de Rede” chapter 2.8, whenever happens a solicitation to access power grid, it is necessary to run a series of power quality analysis, measuring, mostly, voltage harmonic distortion, voltage unbalance and voltage flicker. This measurement series is called Quality Campaign and need to occur in pre-operational and post operational steps. When Eolic or photovoltaic complexes requests power grid access, it is necessary to measure, along with the other indicators, the current harmonic distortion, due to nonlinear load. This particularity makes Eolic and Photovoltaic complexes Quality Campaign different from others. The objective of this project is to present a comparison between power quality indicators pre-operational and post operational steps in five different power plants.
Subject: Engenharia elétrica
Energia renovável
Engenharia elétrica - Qualidade
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Fontes Renováveis: Geração, Operação e Integração
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/37210
Issue Date: 17-Dec-2019
Appears in Collections:Especialização em Fontes Renováveis: geração, operação e integração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia (Henrique)_FINAL.pdf5.48 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons