Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/37237
Tipo: Artigo de Periódico
Título: O que os jovens podem esperar da reforma do ensino médio brasileiro?
Título(s) alternativo(s): What can young people expect from brazilian’s high school reform
Autor(es): Geraldo Magela Pereira Leão
Resumen: O artigo aborda traços recorrentes do ensino médio brasileiro com o objetivo de refletir sobre a proposta de sua reestruturação contida na Lei 13.415/17. Sem a preocupação de tecer uma análise exaustiva dessa lei, o texto tem como foco discutir aspectos que caracterizam o ensino médio brasileiro e que estão presentes na atual legislação. Em seguida discute as suas implicações para a relação dos jovens com esse nível de ensino no contexto atual de sua massificação. O ensino médio é caracterizado como um campo de disputas em torno de diferentes projetos educacionais que se diferenciam em termos de concepções políticas e das perspectivas em relação às questões das juventudes brasileiras. A reforma em andamento no Brasil revela outros interesses para além de atender às demandas dos jovens.
Abstract: This article addresses Brazilian Secondary Education’s recurrent features, aiming to reflect on its restructuring proposal contained in Law 13.415/17. With no concern of making an exhaustive analysis of this law, the text focuses on discussing aspects that characterize Brazilian High Schooland that are present in the current legislation. The article then discusses its implications to young people’s relationship with this level of education in the current context of its massification. Secondary Education is characterized as a field of disputes around different educational projects that differ in terms of political conceptions and perspectives regarding issues lived by Brazilian youth. The analysis concludes that the ongoing reform in Brazil has other interests beyond youth’s demands.
Asunto: Educação
Ensino médio
Reforma do ensino
Educação e Estado
Educação -- Política governamental
Política e educação
Brasil -- [Lei n. 13.415, de 16 de fevereiro de 2017]
Juventude -- Educação
Jovens -- Educação
Educação -- Legislação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.1590/0102-4698177494
URI: http://hdl.handle.net/1843/37237
Fecha del documento: 2018
metadata.dc.url.externa: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982018000100126&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt
metadata.dc.relation.ispartof: Educação em revista
Aparece en las colecciones:Artigo de Periódico

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
1982-6621-edur-34-e177494.pdfTexto completo694.73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.