Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/37242
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Dilemas do reconhecimento: a escola quilombola “que vi de perto” |
Título(s) alternativo(s): | Recognition's dilemma: the maroon school “that i saw from close” |
Autor(es): | Shirley Aparecida de Miranda |
Resumo: | As acepções atribuídas ao fenômeno quilombono Brasil, assim como seu agenciamento repercute nas possibilidades de construção de uma forma escolar específica, a educação quilombola. Esse texto trata da relação entre a escola e a comunidade num território remanescente de quilombo. Para esse intento, utilizam-se as elaborações construídas a partir de pesquisa realizada junto à uma comunidade quilombola e sua escola, no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais. Convém assinalar que não se trata da apresentação de um modelo de escola quilombola, ou dos parâmetros dessa forma escolar em funcionamento. Busca-se refletir sobre os elementos que, num caso específico, conjugam-se de modo a elucidar tensões e propor novas perspectivas para o que passamos a considerar como educação escolar quilombola. |
Abstract: | The meanings attributed to the maroon phenomenon in Brazil, as well as your agency reflected the possibilities of building a specific school form, the maroon education. This text deals with the relationship between the school and the community in a remnant maroon territory. For this purpose, we use elaborations built from research carried out with a maroon community and their school, in the Jequitinhonha Valley, in the State of Minas Gerais. It should be noted that this is not the presentation of a maroon school model, or the parameters of this school form running. We seek to reflect on the elements that, in the specific case, are combined in order to elucidate tensions and propose new perspectives for what we now regard as maroon school education. |
Assunto: | Educação Quilombos -- Aspectos educacionais Jequitinhonha, Rio (MG e BA) -- Educação Quilombos -- Escolas Comunidades tradicionais |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FAE - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/37242 |
Data do documento: | Jan-2016 |
metadata.dc.url.externa: | https://www.abpnrevista.org.br/index.php/site/article/view/43 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Revista da associação brasileira de pesquisadores(as) negros(as) - abpn |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RevABPNv8n18-2016-p68.pdf | Texto completo | 408.66 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.