Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/37285
Type: Artigo de Periódico
Title: Reflexões sobre a educação do trabalhador a partir do pensamento de Simone Weil
Authors: Débora Mariz
Abstract: A filósofa francesa Simone Weil (1909-1943) buscou compreender o estatuto do trabalho na vida humana, bem como as formas de opressão operária vigentes em sua época. Ela propôs uma ressignificação do trabalho, visando à liberdade e à dignidade humana. Embora o trabalho seja um tema frequentemente referido nos artigos dedicados a essa pensadora, poucos dentre eles enfatizam a viabilidade de sua proposta na atualidade. Nesse sentido, este artigo visa articular o pensamento weiliano a três teóricos do século XXI. Analisamos as propostas da psicologia do trabalho expressas por Yves Clot e Christophe Dejours. Também analisamos o modelo fenomenológico proposto por Hubert Dreyfus para compreender de que maneira se desenvolvem as habilidades e de que modo elas se expressam no corpo do expert. Estabelecemos, assim, possíveis diálogos com o pensamento weiliano a partir dos conceitos centrais presentes em sua proposta de educação do trabalhador, buscando transpor esses conceitos para nossa realidade.
Abstract: The French philosopher Simone Weil (1909-1943) sought to understand the status of work in human life, as well as the forms of worker oppression in its time. She proposed a re-signification of work, aiming at freedom and human dignity. Although the work is a theme frequently mentioned in the articles dedicated to this thinker, few of them emphasize the feasibility of its proposal at the present time. In this sense, this article aims to articulate the Weil’s thought to three theorists of the 21th century. We analyze the proposals of the psychology of the work expressed by Yves Clot and Christophe Dejours. We also analyze the phenomenological model proposed by Hubert Dreyfus to understand how skills are developed and how they express themselves in the expert’s body. We will thus establish possible dialogues with Weil’s thought, based on the central concepts present in his proposal of education of the worker, seeking to transpose these concepts into our reality.
Subject: Educação
Weil, Simone, 1909-1943 -- Critica e interpretação
Trabalho
Educação para o trabalho
Psicologia industrial
Corpo humano
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2018-0063
URI: http://hdl.handle.net/1843/37285
Issue Date: 2019
metadata.dc.url.externa: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8658097
metadata.dc.relation.ispartof: Pró-posições
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
0000-0001-9326-0511.pdfTexto Completo395 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.