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http://hdl.handle.net/1843/37288
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | O desenho do movimento no processo de criação |
Autor(es): | Mônica Medeiros Ribeiro |
Resumen: | Os estudos de processos de criação no âmbito das artes da cena têm lançado mão da crítica genética que estuda a obra de arte a partir do seu processo de construção. Lidar com essa memória, implica saber que o rememorar traz muito de invenção e esquecimento, portanto, não pode ser tomado como recuperação do que, de fato, aconteceu. A motivação dessa investigação foi o desejo de se conhecer o corpo em processo no percurso da criação da obra o As últimas flores do jardim das cerejeiras ─ inspirado na obra O jardim das cerejeiras, de Anton Tchékhov ─ do grupo Oficcina Multimédia, de Belo Horizonte. Trabalhamos com sete cadernos de artista da diretora Ione de Medeiros para estudar o corpo em processo na referida obra. As imagens-desenhos registradas podem ser compreendidas como atos de invenção do real que possibilitam novas apropriações. Dizendo não à economia dos significados do ponto de vista da representação, busquei a construção de sentidos que a condição performativa do registro me possibilita. O registro que gesta um movimento de dança. |
Abstract: | Studies on creative processes under the performing arts’ scope have resorted to genetic criticism, that considers the piece of art since its construction process. Dealing with such memories involves knowing that the recollection brings about plenty of invention and forgetfulness, therefore, it cannot be taken as a recall of what actually happened. The motivation for this investigation was the will to understand the body in process under the course of creation of As últimas flores do jardim das cerejeiras (The last flowers of the cherry orchard) — inspired in The Cherry Orchard by Anton Chekhov — by the group Oficcina Multimédia, from Belo Horizonte. We have worked with seven artist notebooks of the group director Ione de Medeiros to study the body in process in the given piece. Image-drawings registered may be understood as invention acts of the real which enable new appropriations. Saying no to the economy of meaning under the representation point of view, I sought the meaning construction that the performative condition of the register allowed me. The register which conceives dance movement. |
Asunto: | Dança Linguagem corporal Movimento (Encenação) Performance (Arte) Memória na arte Criação (Literária, artística, etc.) |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | EBA - DEPARTAMENTO DE FOTOGRAFIA |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Identificador DOI: | https://doi.org/10.22456/2236-3254.72671 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/37288 |
Fecha del documento: | 2017 |
metadata.dc.url.externa: | https://seer.ufrgs.br/cena/article/view/72671 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Revista cena |
Aparece en las colecciones: | Artigo de Periódico |
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