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dc.contributor.advisor1Ana Cristina Fricke Mattept_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4883181787621572pt_BR
dc.contributor.referee1Daniervelin Renata Marques Pereirapt_BR
dc.contributor.referee2Carlos Henrique Silva de Castropt_BR
dc.creatorMaurício Teixeira Mendespt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5783765536091656pt_BR
dc.date.accessioned2021-08-05T20:34:15Z-
dc.date.available2021-08-05T20:34:15Z-
dc.date.issued2021-05-26-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/37315-
dc.description.abstractThe present dissertation brings the result of a research developed in a rural education context. Through a qualitative research, we sought to analyze, in the light of new literacy studies, narratives of students from a third-year high school class at a public school in the countryside located in the interior of Minas Gerais. The research aimed to investigate literacy practices in digital environments in the school and community of Padre João Afonso and their educational potential for activities in the school context. Throughout the analysis, nineteen literacy autobiographies were generated that comprised the corpus of analysis. In addition to these data, to verify some issues that concern digital literacy, we also carried out what we call practical activities, which were developed on a website created to give feedback to students about the written narratives. The data were analyzed from the perspective of studies in the field of literacy, from a sociocultural perspective, and from studies related to the use of digital technologies in education. The research sought answers in the narratives themselves, allowing to understand the historical path of literacy practices, with regard to different spaces such as school, community and digital environments. The study showed that most students started to read and write more on digital platforms than before their use. However, in the context of the research, several problems arising from unequal access to digital technologies are pointed out. For this reason, in view of the particularities of research on digital literacy, in their debates, in addition to linguistic aspects, digital inclusion and the democratization of internet access were also included, especially in the context of social vulnerability. From the results of this research, it is pointed out that the use of digital technologies in rural education requires a process of planning, action and reflection, not only the application of generic theories produced from the contexts and views of researchers, in its broad scope mostly urban and focused on city education.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho traz o resultado de uma pesquisa desenvolvida em um contexto de educação do campo. Por meio de uma pesquisa de natureza qualitativa, buscou-se analisar, à luz dos novos estudos do letramento, narrativas de estudantes de uma turma do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública do campo localizada no interior de Minas Gerais. A pesquisa teve como objetivo investigar práticas de letramento em ambientes digitais na escola e comunidade de Padre João Afonso e seu potencial educativo para atividades no contexto escolar. Ao todo, foram geradas dezenove autobiografias de letramento, que estão nos anexos, que compuseram o corpus de análise. Além desses dados, para verificar algumas questões que dizem respeito ao letramento digital, também foram realizadas o que chamamos de atividades práticas, que foram atividades desenvolvidas em um site criado para dar uma devolutiva aos estudantes sobre as narrativas escritas. Os dados foram analisados sob a ótica de estudos na área do letramento, em uma perspectiva sociocultural, e a estudos ligados ao uso de tecnologias digitais na educação. A pesquisa buscou respostas nas próprias narrativas permitindo compreender o percurso histórico das práticas de letramento, no que diz respeito a diversos espaços como escola, comunidade e ambientes digitais. Os resultados mostraram que a maioria dos estudantes passaram a ler e a escrever mais em plataformas digitais do que antes do ensino remoto emergencial, no entanto, no contexto da pesquisa são apontados diversos problemas decorrentes do acesso desigual às tecnologias digitais. Por esse motivo, esse estudo pautou-se diversas vezes pela necessidade, em relação a pesquisas em torno do letramento digital, de se incluir em seus debates, além dos aspectos linguísticos, também a inclusão digital e a democratização do acesso à internet, principalmente em contexto de vulnerabilidade social. Pelos resultados desta pesquisa pontua-se ainda que o uso de tecnologias digitais na educação do campo requer um processo de planejamento-ação-reflexão, e não somente a aplicação de teorias genéricas produzidas a partir de contextos e olhares de pesquisadores, em sua ampla maioria, urbanos e com foco na educação da cidade.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFALE - FACULDADE DE LETRASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos Linguísticospt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectPráticas de letramentopt_BR
dc.subjecttecnologias digitaispt_BR
dc.subjecteducação do campopt_BR
dc.subject.otherLetramento digitalpt_BR
dc.subject.otherEnsino auxiliado por computadorpt_BR
dc.subject.otherTecnologia educacionalpt_BR
dc.subject.otherEducação rural – Brasilpt_BR
dc.titleO lugar do digital nas práticas de letramento de uma comunidade do campopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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