Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/37318
Type: Artigo de Periódico
Title: O historiador como fotógrafo da morte: uma leitura de "Histórias que só existem quando lembradas"
Other Titles: The historian as a photographer of death: a reading of "Histórias que só existem quando lembradas"
Authors: Douglas Attila Marcelino
Abstract: Tomando como objeto de análise o filme Histórias que só existem quando lembradas, lançado em 2012 e dirigido por Júlia Murat, este artigo propõe uma reflexão sobre o fotógrafo como metáfora do papel do historiador. Tal como a fotógrafa recém-chegada na cidade imaginária de Jotuomba, na qual um conjunto pequeno de moradores desenvolve suas atividades diárias apagando completamente a passagem do tempo, é possível compreender o historiador como aquele que se utiliza de rastros e vestígios para a construção de imagens por meio das quais os sujeitos podem entrar em choque com o seu passado, de modo semelhante à concepção benjaminiana sobre a noção de rastros e sobre a produção de imagens dialéticas. Esse choque, como instantâneo que se configura na tensão entre o recalcado e os desejos que tornam qualquer relação com imagens do passado anacrônica, pode ser libertador do peso de um passado que se acumula, de forma anódina e previsível, nas repetições do cotidiano, por intermédio de gestos, ritos, objetos, frases clichês, enfim, de uma vivência que se esqueceu (ou recalcou) da própria passagem do tempo.
Abstract: Taking as object of analysis the film "Histórias que só existem quando lembradas (Found memories), launched in 2012 and directed by Júlia Murat, this article proposes a reflection about the photographer as metaphor of the role of the historian. Like the newly arrived photographer in the imaginary city of Jotuomba, in which a small group of residents carry out their daily activities completely erasing the passage of time, the historian can be understood as someone who uses traces and remnants to construct images through which subjects can enter into conflict with their past, in a similar manner to the Benjaminian conception of the notion of traces and also about the production of dialectic images. This clash, as an instantaneous picture configured in the tension between what is repressed and the desires which make any relationship with images of the past anachronistic, can be liberating of the weight of the past which accumulates in an anodyne and predictable manner in the repetitions of daily routine through gestures, rites, objects, and clichés, in short an experience which is forgotten (or repressed) from the actual passage of time.
Subject: Fotografia
Historiografia
Fotógrafos
Historiadores
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAF - DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.14393/artc-v22-n40-2020-56971
URI: http://hdl.handle.net/1843/37318
Issue Date: 2020
metadata.dc.url.externa: http://www.seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/56971
metadata.dc.relation.ispartof: ArtCultura: Revista de História, Cultura e Arte
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
douglasHistoriadorFotografo.pdf6.56 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.