Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/37340
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Desafios e perspectivas para educação museal |
Autor(es): | Jezulino Lúcio Mendes Braga |
Resumo: | Este texto apresenta desafios para a educação museal, propondo alguns caminhos para que os museus possam ampliar o atendimento às escolas. Afirma a importância da educação como uma das funções sociais do museu, tomando como referência as discussões da década de 50 e da Mesa de Santiago do Chile de 1972, evento que lançou as bases do que chamamos Nova Museologia. Apresenta também, os documentos preliminares e cartas de compromisso do PNEM (Programa Nacional de Educação Museal), diretrizes recentes para a construção de uma política pública de educação e Museus no Brasil. Discute como a exposição pode ser um elemento para inquirições, problematizações a partir de programas e projetos dos setores educativos. Partimos da premissa de que os museus são espaços para formação sensível e neles, professores, estudantes e educadores de museu partilham concepções de mundo e ressignificam suas posições éticas, estéticas e políticas. |
Abstract: | This article presents challenges for museal education, proposing a number of ways to make possible to museums to expand the service they provide to schools. Taking as reference the discussions of the 50’s and those of the ‘Round Table on the Development and the Role of Museums in the Contemporary World’ (Santiago, Chile, 1972), an event that laid the foundation of what we call New Museology, the present work states the importance of education as one of the social functions of the museum.It also presents the preliminary documents and the letters of commitment from PNEM (National Program for museum education), recent guidelines for the construction of a public policy of education and museums in Brazil. Based on programs and projects of the educational sector, this text discusses yet how the exhibition can be an element to inquests and problematization. We started from the premise that the museums are spaces for sensitive training, and that in them, teachers, students and museum educators share worldviews and resignify their ethical, aesthetic and political positions. |
Assunto: | Museus Museus - Aspectos educacionais |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | ECI - DEPARTAMENTO DE ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Identificador DOI: | https://doi.org/10.26512/museologia.v6i12 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/37340 |
Data do documento: | Jul-2017 |
metadata.dc.url.externa: | https://periodicos.unb.br/index.php/museologia/article/view/16332/14620 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Revista museologia & interdisciplinaridade |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA EDUCAÇÃO MUSEAL (1).pdf | 549.54 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.