Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/37366
Tipo: | Dissertação |
Título: | Além das estrelas: o cinema pré-Star Wars de George Lucas |
Autor(es): | Roberto Ângelo de Oliveira Souza |
primer Tutor: | Ana Lúcia Menezes de Andrade |
primer miembro del tribunal : | Mariana Ribeiro da Silva Tavares |
Segundo miembro del tribunal: | Leonardo Antunes Cunha |
Resumen: | Esta dissertação analisa, sob o prisma da “Política dos Autores” (segundo Jacques Aumont e Michel Marie, em A análise do filme, 2009), os dois primeiros longas-metragens do diretor norte-americano George Lucas, THX 1138 (1971) e Loucuras de Verão (1973), realizados no período denominado Nova Hollywood, antecedendo o lançamento de Guerra nas Estrelas (1977), procurando refletir sobre a que ponto este fenomenal sucesso – que reergueu a indústria cinematográfica num momento de aposta em produções independentes – encerraria a pretensão autoral de Lucas, transformando-o de “autor” promissor em um poderoso produtor. Espera-se que este estudo lance luz sobre a controversa carreira do popular diretor, resgatando suas contribuições em sua fase considerada aqui como autoral dentro do cinema norte-americano, para além dos efeitos visuais e sonoros que se tornaram atrelados a seu nome de maneira quase inescapável. |
Abstract: | This master dissertation has the objective of analyzing, through the prism of the theory of “Director-as-Author” (according to Jacques Aumont and Michel Marie, in A Análise do Filme, 2009), the first features films from North-American director George Lucas, THX 1138 (1971) and American Graffiti (1973). Both films were produced during the New Hollywood, period preceding the premiere of Star Wars (1977). This study discusses how this phenomenal success ended the authorial intentions of Lucas and transformed him from a promising “author” into a powerful film producer. It is expected that this study shed some light on the controversial career of such popular director, redeeming his contribution, in his more authorial phase, to the North-American movie industry beyond the visual and sound effects that are inevitably coupled up to his name. |
Asunto: | Lucas, George, 1944- Diretores e produtores de cinema - Estados Unidos Cinema na indústria Crítica cinematográfica Cinema americano |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES |
Curso: | Programa de Pós-Graduação em Artes |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/37366 |
Fecha del documento: | 14-feb-2020 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DissertaçaoFinalJan2020PosBancaAGO2021FINAL.pdf | 2.59 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.