Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/37366
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Ana Lúcia Menezes de Andradept_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3135226803336399pt_BR
dc.contributor.referee1Mariana Ribeiro da Silva Tavarespt_BR
dc.contributor.referee2Leonardo Antunes Cunhapt_BR
dc.creatorRoberto Ângelo de Oliveira Souzapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6153464559956240pt_BR
dc.date.accessioned2021-08-10T00:07:53Z-
dc.date.available2021-08-10T00:07:53Z-
dc.date.issued2020-02-14-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/37366-
dc.description.abstractThis master dissertation has the objective of analyzing, through the prism of the theory of “Director-as-Author” (according to Jacques Aumont and Michel Marie, in A Análise do Filme, 2009), the first features films from North-American director George Lucas, THX 1138 (1971) and American Graffiti (1973). Both films were produced during the New Hollywood, period preceding the premiere of Star Wars (1977). This study discusses how this phenomenal success ended the authorial intentions of Lucas and transformed him from a promising “author” into a powerful film producer. It is expected that this study shed some light on the controversial career of such popular director, redeeming his contribution, in his more authorial phase, to the North-American movie industry beyond the visual and sound effects that are inevitably coupled up to his name.pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação analisa, sob o prisma da “Política dos Autores” (segundo Jacques Aumont e Michel Marie, em A análise do filme, 2009), os dois primeiros longas-metragens do diretor norte-americano George Lucas, THX 1138 (1971) e Loucuras de Verão (1973), realizados no período denominado Nova Hollywood, antecedendo o lançamento de Guerra nas Estrelas (1977), procurando refletir sobre a que ponto este fenomenal sucesso – que reergueu a indústria cinematográfica num momento de aposta em produções independentes – encerraria a pretensão autoral de Lucas, transformando-o de “autor” promissor em um poderoso produtor. Espera-se que este estudo lance luz sobre a controversa carreira do popular diretor, resgatando suas contribuições em sua fase considerada aqui como autoral dentro do cinema norte-americano, para além dos efeitos visuais e sonoros que se tornaram atrelados a seu nome de maneira quase inescapável.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCinema industrialpt_BR
dc.subjectGeorge Lucaspt_BR
dc.subjectAnálise fílmicapt_BR
dc.subjectNova Hollywoodpt_BR
dc.subjectCinema de autorpt_BR
dc.subject.otherLucas, George, 1944-pt_BR
dc.subject.otherDiretores e produtores de cinema - Estados Unidospt_BR
dc.subject.otherCinema na indústriapt_BR
dc.subject.otherCrítica cinematográficapt_BR
dc.subject.otherCinema americanopt_BR
dc.titleAlém das estrelas: o cinema pré-Star Wars de George Lucaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DissertaçaoFinalJan2020PosBancaAGO2021FINAL.pdf2.59 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.