Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/37374
Type: Monografia (especialização)
Title: Diálogos entre design e belas artes: a inserção do design gráfico no ensino de artes visuais
Authors: Daise de Oliveira Rodrigues
First Advisor: Mônica Vaz da Costa
First Referee: Gladston da Costa Almeida
Abstract: As imagens têm relevância como meio de comunicação na atualidade e, portanto, é necessário refletir acerca das mensagens transmitidas por esse veículo. Logo, o ensino de arte deve promover o alfabetismo visual voltado para a interpretação da imagem em seus diversos meios. Nesse sentido, para além das manifestações tradicionais da arte, a educação visual deve incorporar o estudo das linguagens estéticas presentes no cotidiano. O design gráfico está inscrito nesse contexto, devido à sua importância na criação de conteúdo imagético para a comunicação de massa. Desse modo, é preciso decodificar os fundamentos do design gráfico, a fim de ampliar a capacidade de percepção crítica da comunicação visual. Partindo dessa premissa, esta pesquisa apresenta as unidades de composição da imagem e analisa obras de arte e publicações do design gráfico, com intuito de propor um diálogo entre ambas as linguagens. Ratificando o design gráfico como conteúdo para a educação visual está a norma que rege o ensino da educação básica no Brasil, intitulado Base Nacional Curricular Comum. O documento cita a necessidade de integrar à educação visual as tecnologias digitais, a comunicação e a linguagem gráfica. Concluindo, esta pesquisa reflete sobre o design gráfico como linguagem que compartilha princípios formais com as artes plásticas e propõe sua interseção com o ensino de arte.
Abstract: Images are relevant as means of communication today, therefore is necessary to reflect on the messages transmitted by this vehicle. Then, art education should promote visual literacy aimed at interpreting the image in its various media. In this sense, in addition to the traditional manifestations of art, visual education must incorporate the study of aesthetic languages day by day. Graphic design is inscribed in this context, due to its importance in creating imagery content for mass communication. Thus, it is necessary to decode the fundamentals of graphic design, in order to expand the critical perception capacity of visual communication. Based on this premise, this research presents the composition units of the image and analyzes works of art and publications of graphic design, in order to propose a dialogue between both languages. Ratifying graphic design as content for visual education is the norm that governs the teaching of basic education in Brazil, entitled Base Nacional Curricular Comum. The document calls for integrate digital technologies, communication and graphic language into visual education. Therefore, this research reflects on graphic design as a language that shares formal principles with the visual arts and proposes its intersection with art teaching.
Subject: Arte - Estudo e ensino
Artes gráficas
Projeto gráfico (Tipografia)
Comunicação visual
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/37374
Issue Date: 28-Feb-2020
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia especialização UFMG.pdf6.25 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons