Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/37377
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Estética da recepção e abordagem triangular: conexões e aplicabilidade no ensino de arte
Autor(es): Gustavo Txai Torres de Faria
primer Tutor: Cássia Macieira
primer miembro del tribunal : Denise Damaris da Silva
Resumen: Esta monografia tem como objetivo o estudo da Abordagem Triangular e da Estética da Recepção e a correlação entre ambas as teorias, buscando uma aplicação prática no ensino de artes audiovisuais. Apresentamos, a partir de uma pesquisa bibliográfica, os conceitos principais das teorias e vimos que o fato trazido por Hans Robert Jauss em colocar o intérprete como parte da própria obra e a inserção do aluno como partícipe de seu aprendizado a partir da Abordagem Triangular mostram uma associação entre as duas teorias. A partir da Base Nacional Comum Curricular e no Currículo Referência de Minas Gerais, no pouco que eles apresentam sobre o ensino de artes audiovisuais, buscamos possibilidades de aplicação das teorias para que pudéssemos demonstrar a possibilidade prática de correlação. Esta aplicação é uma forma de se colocar em prática a pesquisa, mas ela não é restrita ao ensino de artes audiovisuais, podendo ser feita pelo professor no ensino de toda expressão artística.
Abstract: This monograph aims to study the Triangular Approach and Reception Theory and the correlation between both theories, seeking a practical application in the teaching of audiovisual arts. We present, from a bibliographic research, the main concepts of the theories and we saw that the fact brought by Jauss to place the interpreter as part of the work itself and the insertion of the student as a participant in his learning from the Triangular Approach show an association between the two theories. Based on the National Common Curricular Base and in the Minas Gerais Reference Curriculum, in the little they present about the teaching of audiovisual arts, we looked for possibilities of applying the theories so that we could demonstrate the practical possibility of correlation. This application is a way to put research into practice, but it is not restricted to teaching audiovisual arts, and can be done by any teacher in teaching any form of artistic expression.
Asunto: Arte - Estudo e ensino
Professores - Formação
Arte e educação
Ensino audiovisual
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
Curso: Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/37377
Fecha del documento: 29-feb-2020
Aparece en las colecciones:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Monografia_Gustavo Txai-REPOSITORIO-FINAL.pdf642.36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Creative Commons