Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/37377
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Cássia Macieira | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1188991627828778 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Denise Damaris da Silva | pt_BR |
dc.creator | Gustavo Txai Torres de Faria | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3998743892503699 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-08-10T00:48:49Z | - |
dc.date.available | 2021-08-10T00:48:49Z | - |
dc.date.issued | 2020-02-29 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/37377 | - |
dc.description.abstract | This monograph aims to study the Triangular Approach and Reception Theory and the correlation between both theories, seeking a practical application in the teaching of audiovisual arts. We present, from a bibliographic research, the main concepts of the theories and we saw that the fact brought by Jauss to place the interpreter as part of the work itself and the insertion of the student as a participant in his learning from the Triangular Approach show an association between the two theories. Based on the National Common Curricular Base and in the Minas Gerais Reference Curriculum, in the little they present about the teaching of audiovisual arts, we looked for possibilities of applying the theories so that we could demonstrate the practical possibility of correlation. This application is a way to put research into practice, but it is not restricted to teaching audiovisual arts, and can be done by any teacher in teaching any form of artistic expression. | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta monografia tem como objetivo o estudo da Abordagem Triangular e da Estética da Recepção e a correlação entre ambas as teorias, buscando uma aplicação prática no ensino de artes audiovisuais. Apresentamos, a partir de uma pesquisa bibliográfica, os conceitos principais das teorias e vimos que o fato trazido por Hans Robert Jauss em colocar o intérprete como parte da própria obra e a inserção do aluno como partícipe de seu aprendizado a partir da Abordagem Triangular mostram uma associação entre as duas teorias. A partir da Base Nacional Comum Curricular e no Currículo Referência de Minas Gerais, no pouco que eles apresentam sobre o ensino de artes audiovisuais, buscamos possibilidades de aplicação das teorias para que pudéssemos demonstrar a possibilidade prática de correlação. Esta aplicação é uma forma de se colocar em prática a pesquisa, mas ela não é restrita ao ensino de artes audiovisuais, podendo ser feita pelo professor no ensino de toda expressão artística. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Abordagem Triangular | pt_BR |
dc.subject | Estética da recepção | pt_BR |
dc.subject | Ensino de arte | pt_BR |
dc.subject.other | Arte - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Professores - Formação | pt_BR |
dc.subject.other | Arte e educação | pt_BR |
dc.subject.other | Ensino audiovisual | pt_BR |
dc.title | Estética da recepção e abordagem triangular: conexões e aplicabilidade no ensino de arte | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Monografia_Gustavo Txai-REPOSITORIO-FINAL.pdf | 642.36 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License