Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/37377
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Cássia Macieirapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1188991627828778pt_BR
dc.contributor.referee1Denise Damaris da Silvapt_BR
dc.creatorGustavo Txai Torres de Fariapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3998743892503699pt_BR
dc.date.accessioned2021-08-10T00:48:49Z-
dc.date.available2021-08-10T00:48:49Z-
dc.date.issued2020-02-29-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/37377-
dc.description.abstractThis monograph aims to study the Triangular Approach and Reception Theory and the correlation between both theories, seeking a practical application in the teaching of audiovisual arts. We present, from a bibliographic research, the main concepts of the theories and we saw that the fact brought by Jauss to place the interpreter as part of the work itself and the insertion of the student as a participant in his learning from the Triangular Approach show an association between the two theories. Based on the National Common Curricular Base and in the Minas Gerais Reference Curriculum, in the little they present about the teaching of audiovisual arts, we looked for possibilities of applying the theories so that we could demonstrate the practical possibility of correlation. This application is a way to put research into practice, but it is not restricted to teaching audiovisual arts, and can be done by any teacher in teaching any form of artistic expression.pt_BR
dc.description.resumoEsta monografia tem como objetivo o estudo da Abordagem Triangular e da Estética da Recepção e a correlação entre ambas as teorias, buscando uma aplicação prática no ensino de artes audiovisuais. Apresentamos, a partir de uma pesquisa bibliográfica, os conceitos principais das teorias e vimos que o fato trazido por Hans Robert Jauss em colocar o intérprete como parte da própria obra e a inserção do aluno como partícipe de seu aprendizado a partir da Abordagem Triangular mostram uma associação entre as duas teorias. A partir da Base Nacional Comum Curricular e no Currículo Referência de Minas Gerais, no pouco que eles apresentam sobre o ensino de artes audiovisuais, buscamos possibilidades de aplicação das teorias para que pudéssemos demonstrar a possibilidade prática de correlação. Esta aplicação é uma forma de se colocar em prática a pesquisa, mas ela não é restrita ao ensino de artes audiovisuais, podendo ser feita pelo professor no ensino de toda expressão artística.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectAbordagem Triangularpt_BR
dc.subjectEstética da recepçãopt_BR
dc.subjectEnsino de artept_BR
dc.subject.otherArte - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subject.otherArte e educaçãopt_BR
dc.subject.otherEnsino audiovisualpt_BR
dc.titleEstética da recepção e abordagem triangular: conexões e aplicabilidade no ensino de artept_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia_Gustavo Txai-REPOSITORIO-FINAL.pdf642.36 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons