Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/37406
Tipo: Tese
Título: Escolarização e anarquismo: modernização educacional e educação dos corpos na perspectiva libertária da Escola Moderna de Barcelona (anos finais do século XIX e início do século XX)
Autor(es): Pedro Henrique Prado da Silva
primer Tutor: Marcus Aurélio Taborda de Oliveira
primer miembro del tribunal : Marcus Aurélio Taborda de Oliveira (orientador)
Segundo miembro del tribunal: Isabel Aparecida Bilhão
Tercer miembro del tribunal: Adrian Ascolani
Cuarto miembro del tribunal: Meily Assbú Linhales
Quinto miembro del tribunal: Cynthia Greive Veiga
Resumen: O propósito desta pesquisa foi investigar as prescrições e práticas educacionais direcionadas aos corpos da infância no ideário anarquista, entre os anos finais do século XIX e início do século XX, versando as análises sobre a Escola Moderna de Barcelona (1901–1906). Diante das contingências do período que usualmente denominamos de modernidade e as possibilidades de seus efeitos sobre uma escola de tendência anarquista, a pesquisa buscou compreender os modos como a Escola Moderna inventariou e operou com um conjunto de saberes, artefatos, dispositivos e objetivos introduzidos em suas prescrições e práticas que, em alguma medida, se dirigiam aos corpos dos escolares, de modo a identificar as rupturas, os distanciamentos e as permanências, bem como as tensões ocasionadas na construção de suas experiências em relação ao contexto em que estava inserida. Fazendo-se valer de uma tradição historiográfica inglesa, especialmente Edward Palmer Thompson, a investigação opera com os conceitos de experiência e cultura comumente presentes nas obras do referido autor. Para as análises empíricas, foram organizadas fontes documentais, prioritariamente, originadas e produzidas pela Escola Moderna, tais como manuais escolares e seu boletim oficial, conquanto, formando um corpus documental mais amplo, se integrem fontes de outra natureza: legislações, periódicos, revistas pedagógicas, atas de congressos, livros especializados etc. Constatou-se que a Escola Moderna de Barcelona, embora apresente algumas similaridades com outras experiências e ideias que circulavam naquele momento sobre a educação dos corpos, também promoveu uma proposta pedagógica que desvendava as contradições do projeto social de expansão do capitalismo e da democracia republicana, dando sentidos e significados próprios às suas experiências educacionais, das quais incorporavam um itinerário singular a edificar um outro projeto social.
Abstract: The objective of this research was to investigate the educational conceptions and practices directed to the bodies of infancy in the anarchist ideology, between the final years of the XIX century and the beginning of the XX century, versifying the analysis about the Modern School at Barcelona (1901–1906). Before the contingencies which are usually nominated as modernity and the possibilities of their effects on a school with anarchist tendencies, the research aimed to comprehend the ways in which the Modern School inventoried and operated with a set of knowledges, artifacts, systems and objectives introduced in their prescriptions and practices that, at some level, were directed to the bodies of the scholars, so as to identify the ruptures, distancing and permanencies, as well as the tension caused in the construction of their experiences regarding the context in which it was inserted. Using an English historiographic tradition, especially Edward Palmer Thompson, the investigation is carried out with the concepts of experience and culture commonly present through the work of such author. For the empirical analysis it was organized documentary fonts, mainly, originated and produced by the Modern School, such as school manuals and its official bulletin, notwithstanding, building a broader documentary corpus in which integrate fonts from other nature: legislatures, journals, pedagogic magazines, congress minutes, specialized books etc. It was verified that the Modern School at Barcelona, although showing some similarities with other experiences and ideas that circulated in that moment about the education of bodies, it also promoted a pedagogic proposition that unveiled the contradictions behind the social project of expansion of capitalism and of the republican democracy, giving proper meanings and sense to its educational experiences, from that incorporated a singular itinerary to edify another social project.
Asunto: Ferrer y Guardia, Francisco, 1859-1909
Educação - Filosofia
Educação - História - Barcelona (Espanha)
Anarquismo e anarquistas
Modernidade - Filosofia
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/37406
Fecha del documento: 28-may-2021
Aparece en las colecciones:Teses de Doutorado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Prado da Silva - Escolarização e Anarquismo modernização educacional e educação dos corpos na perspectiva libertária da Escola Moderna de Barcelona (anos finais do seculo XIX e início do século XX).pdfPRADO DA SILVA, Pedro Henrique - Escolarização e Anarquismo modernização educacional e educação dos corpos na perspectiva libertária da Escola Moderna de Barcelona (anos finais do seculo XIX e início do século XX)8.13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.