Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/37406
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Marcus Aurélio Taborda de Oliveirapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0588758834590671pt_BR
dc.contributor.referee1Marcus Aurélio Taborda de Oliveira (orientador)pt_BR
dc.contributor.referee2Isabel Aparecida Bilhãopt_BR
dc.contributor.referee3Adrian Ascolanipt_BR
dc.contributor.referee4Meily Assbú Linhalespt_BR
dc.contributor.referee5Cynthia Greive Veigapt_BR
dc.creatorPedro Henrique Prado da Silvapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1544967904238877pt_BR
dc.date.accessioned2021-08-11T01:00:34Z-
dc.date.available2021-08-11T01:00:34Z-
dc.date.issued2021-05-28-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/37406-
dc.description.abstractThe objective of this research was to investigate the educational conceptions and practices directed to the bodies of infancy in the anarchist ideology, between the final years of the XIX century and the beginning of the XX century, versifying the analysis about the Modern School at Barcelona (1901–1906). Before the contingencies which are usually nominated as modernity and the possibilities of their effects on a school with anarchist tendencies, the research aimed to comprehend the ways in which the Modern School inventoried and operated with a set of knowledges, artifacts, systems and objectives introduced in their prescriptions and practices that, at some level, were directed to the bodies of the scholars, so as to identify the ruptures, distancing and permanencies, as well as the tension caused in the construction of their experiences regarding the context in which it was inserted. Using an English historiographic tradition, especially Edward Palmer Thompson, the investigation is carried out with the concepts of experience and culture commonly present through the work of such author. For the empirical analysis it was organized documentary fonts, mainly, originated and produced by the Modern School, such as school manuals and its official bulletin, notwithstanding, building a broader documentary corpus in which integrate fonts from other nature: legislatures, journals, pedagogic magazines, congress minutes, specialized books etc. It was verified that the Modern School at Barcelona, although showing some similarities with other experiences and ideas that circulated in that moment about the education of bodies, it also promoted a pedagogic proposition that unveiled the contradictions behind the social project of expansion of capitalism and of the republican democracy, giving proper meanings and sense to its educational experiences, from that incorporated a singular itinerary to edify another social project.pt_BR
dc.description.resumoO propósito desta pesquisa foi investigar as prescrições e práticas educacionais direcionadas aos corpos da infância no ideário anarquista, entre os anos finais do século XIX e início do século XX, versando as análises sobre a Escola Moderna de Barcelona (1901–1906). Diante das contingências do período que usualmente denominamos de modernidade e as possibilidades de seus efeitos sobre uma escola de tendência anarquista, a pesquisa buscou compreender os modos como a Escola Moderna inventariou e operou com um conjunto de saberes, artefatos, dispositivos e objetivos introduzidos em suas prescrições e práticas que, em alguma medida, se dirigiam aos corpos dos escolares, de modo a identificar as rupturas, os distanciamentos e as permanências, bem como as tensões ocasionadas na construção de suas experiências em relação ao contexto em que estava inserida. Fazendo-se valer de uma tradição historiográfica inglesa, especialmente Edward Palmer Thompson, a investigação opera com os conceitos de experiência e cultura comumente presentes nas obras do referido autor. Para as análises empíricas, foram organizadas fontes documentais, prioritariamente, originadas e produzidas pela Escola Moderna, tais como manuais escolares e seu boletim oficial, conquanto, formando um corpus documental mais amplo, se integrem fontes de outra natureza: legislações, periódicos, revistas pedagógicas, atas de congressos, livros especializados etc. Constatou-se que a Escola Moderna de Barcelona, embora apresente algumas similaridades com outras experiências e ideias que circulavam naquele momento sobre a educação dos corpos, também promoveu uma proposta pedagógica que desvendava as contradições do projeto social de expansão do capitalismo e da democracia republicana, dando sentidos e significados próprios às suas experiências educacionais, das quais incorporavam um itinerário singular a edificar um outro projeto social.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscola Moderna de Barcelonapt_BR
dc.subjectFrancisco Ferrer y Guardiapt_BR
dc.subjectEducação dos Corpos e das Sensibilidadespt_BR
dc.subjectModernidadept_BR
dc.subjectAnarquismopt_BR
dc.subject.otherFerrer y Guardia, Francisco, 1859-1909pt_BR
dc.subject.otherEducação - Filosofiapt_BR
dc.subject.otherEducação - História - Barcelona (Espanha)pt_BR
dc.subject.otherAnarquismo e anarquistaspt_BR
dc.subject.otherModernidade - Filosofiapt_BR
dc.titleEscolarização e anarquismo: modernização educacional e educação dos corpos na perspectiva libertária da Escola Moderna de Barcelona (anos finais do século XIX e início do século XX)pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-0681-6591pt_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Prado da Silva - Escolarização e Anarquismo modernização educacional e educação dos corpos na perspectiva libertária da Escola Moderna de Barcelona (anos finais do seculo XIX e início do século XX).pdfPRADO DA SILVA, Pedro Henrique - Escolarização e Anarquismo modernização educacional e educação dos corpos na perspectiva libertária da Escola Moderna de Barcelona (anos finais do seculo XIX e início do século XX)8.13 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.