Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/37499
Tipo: Artigo de Evento
Título: "Roupa suja se lava em casa": cartografia das controvérsias midiatizadas sobre infância e gênero na publicidade de uma marca de sabão em pó
Autor(es): Vanessa Cardozo Brandão
Resumen: A partir das associações discursivas em torno da campanha publicitária “Comunicado Urgente para Pais e Mães” da marca Omo Brasil, o artigo discute controvérsias midiatizadas em torno da questão de gênero. Partindo da perspectiva da Teoria Ator-Rede (Latour, 2012), associada à da Intermidialidade (Elleström, 2017), observamos como se estabelece um campo de disputa de sentidos no ambiente digital. A Publicidade é tomada como mediadora de diálogos para além da dimensão do consumo, reveladora de dissensos em torno da questão da sexualidade e da infância. Com métodos digitais combinados à análise de associações discursivas em rede – perspectiva que vem sendo desenvolvida em projeto de pesquisa desde 2016 –, busco perceber a controvérsia estabelecida por diferentes públicos em torno da “ideologia de gênero” – expressão que ganhou força no acirramento de debates políticos no Brasil a partir de 2015.
Asunto: Teoria ator-rede
Ideologia de gênero
Publicidade
Comunicações digitais
Redes sociais on-line Aspectos sociais
Mídias sociais
Intermidialidade
Grupos de discussões pela internet
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/37499
Fecha del documento: 2019
metadata.dc.url.externa: https://portalintercom.org.br/anais/nacional2019/resumos/R14-0104-1.pdf
metadata.dc.relation.ispartof: Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
Aparece en las colecciones:Artigo de Evento

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
vanessaRoupaCasa.pdf677.77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.