Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/37501
Type: Artigo de Evento
Title: Estética da diferença na publicidade audiovisual brasileira
Authors: Vanessa Cardozo Brandão
Abstract: A partir da observação dos vídeos publicitários brasileiros mais vistos no ambiente digital (Youtube), esse trabalho lança luz à tendência crescente de incorporação de sujeitos em suas “diferenças”, movimento visto em contraponto à lógica publicitária massiva do uso do estereótipo. Em variadas formas - revisão de padrões de gênero inclusão de pessoas antes invisibilizadas em campanhas, como negros, idosos, pessoas trans e pessoas com deficiência – a “diferença” aparece como um valor da vida, uma forma de resgatar o cotidiano e as vidas de pessoas comuns, convertendo-se em um valor estético da publicidade contemporânea, em busca de visibilidade. Para refletir sobre isso, é resgatado o conceito de sedução de Baudrillard e de consumo emocional de Lipovetsky.
Subject: Publicidade
Inclusão social
Comunicações digitais
Consumo (Economia) Aspectos sociais
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/37501
Issue Date: 2018
metadata.dc.url.externa: https://portalintercom.org.br/anais/nacional2018/resumos/R13-0836-1.pdf
metadata.dc.relation.ispartof: Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
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