Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/37541
Tipo: Artigo de Evento
Título: A economia política do futebol brasileiro no século XXI: hipercomodificação, novos estádios e a renegociação dos direitos de TV
Autor(es): Ana Carolina da Costa Soares Vimieiro
Resumen: Este trabalho analisa as relações de poder e as formas de comercialização que caracterizam atualmente o futebol brasileiro. O artigo estabelece um paralelo entre desenvolvimentos históricos na economia política do futebol europeu com o brasileiro para construir o principal argumento: que a indústria brasileira está testemunhando no século XXI o que pode ser chamado de período da hipercomodificação. Dois elementos na economia política do setor são determinantes para essa nova organização cultural: (1) a Copa do Mundo de 2014 – e os 12 estádios renovados ou construídos para o evento – e (2) a recente renegociação dos direitos de TV, que implicou num aumento significativo das receitas com mídia dos principais clubes. Ao final, sugerimos futuras agendas de pesquisa para os estudos de economia política do futebol.
Asunto: Futebol Brasil
Economia
Copa do mundo (Futebol)
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/37541
Fecha del documento: 2017
metadata.dc.url.externa: https://portalintercom.org.br/anais/nacional2017/resumos/R12-3145-1.pdf
metadata.dc.relation.ispartof: Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
Aparece en las colecciones:Artigo de Evento

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
anaVimieiroEconomiaPolit.pdf305.02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.