Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/37541
Tipo: Artigo de Evento
Título: A economia política do futebol brasileiro no século XXI: hipercomodificação, novos estádios e a renegociação dos direitos de TV
Autor(es): Ana Carolina da Costa Soares Vimieiro
Resumo: Este trabalho analisa as relações de poder e as formas de comercialização que caracterizam atualmente o futebol brasileiro. O artigo estabelece um paralelo entre desenvolvimentos históricos na economia política do futebol europeu com o brasileiro para construir o principal argumento: que a indústria brasileira está testemunhando no século XXI o que pode ser chamado de período da hipercomodificação. Dois elementos na economia política do setor são determinantes para essa nova organização cultural: (1) a Copa do Mundo de 2014 – e os 12 estádios renovados ou construídos para o evento – e (2) a recente renegociação dos direitos de TV, que implicou num aumento significativo das receitas com mídia dos principais clubes. Ao final, sugerimos futuras agendas de pesquisa para os estudos de economia política do futebol.
Assunto: Futebol Brasil
Economia
Copa do mundo (Futebol)
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/37541
Data do documento: 2017
metadata.dc.url.externa: https://portalintercom.org.br/anais/nacional2017/resumos/R12-3145-1.pdf
metadata.dc.relation.ispartof: Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
Aparece nas coleções:Artigo de Evento

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
anaVimieiroEconomiaPolit.pdf305.02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.