Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/37543
Tipo: Artigo de Evento
Título: O torcedor como produtor: por uma abordagem comunicacional das culturas esportivas
Autor(es): Ana Carolina da Costa Soares Vimieiro
Resumen: Este trabalho tem dois objetivos: 1) estabelecer um diálogo entre correntes de estudos que se dedicam a fenômenos semelhantes, mas que historicamente se desenvolveram atreladas a disciplinas distintas: estudos sobre torcedores e sobre fãs de cultura pop; e 2) propor uma abordagem para os estudos do futebol que seja capaz de incluir aspectos já correntes nos estudos de cultura pop e que possibilitariam a compreensão das práticas de torcedores no atual contexto midiático. O argumento aqui é que a proximidade dos estudos de cultura pop da comunicação e dos estudos culturais possibilitou que estes fossem mais porosos aos desenvolvimentos dos estudos de recepção do que as pesquisas sobre torcedores, historicamente mais atreladas à sociologia, psicologia e antropologia. Consequentemente, a noção do fã como produtor ainda precisa ser incorporada nos estudos sobre torcedores.
Asunto: Esportes Torcedores
Futebol
Conteúdo gerado pelo usuário
Estudos culturais
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/37543
Fecha del documento: 2016
metadata.dc.url.externa: https://portalintercom.org.br/anais/nacional2016/resumos/R11-3158-1.pdf
metadata.dc.relation.ispartof: Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
Aparece en las colecciones:Artigo de Evento

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
anaVimieiroTorcedorProd.pdf258.1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.