Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/37543
Type: Artigo de Evento
Title: O torcedor como produtor: por uma abordagem comunicacional das culturas esportivas
Authors: Ana Carolina da Costa Soares Vimieiro
Abstract: Este trabalho tem dois objetivos: 1) estabelecer um diálogo entre correntes de estudos que se dedicam a fenômenos semelhantes, mas que historicamente se desenvolveram atreladas a disciplinas distintas: estudos sobre torcedores e sobre fãs de cultura pop; e 2) propor uma abordagem para os estudos do futebol que seja capaz de incluir aspectos já correntes nos estudos de cultura pop e que possibilitariam a compreensão das práticas de torcedores no atual contexto midiático. O argumento aqui é que a proximidade dos estudos de cultura pop da comunicação e dos estudos culturais possibilitou que estes fossem mais porosos aos desenvolvimentos dos estudos de recepção do que as pesquisas sobre torcedores, historicamente mais atreladas à sociologia, psicologia e antropologia. Consequentemente, a noção do fã como produtor ainda precisa ser incorporada nos estudos sobre torcedores.
Subject: Esportes Torcedores
Futebol
Conteúdo gerado pelo usuário
Estudos culturais
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/37543
Issue Date: 2016
metadata.dc.url.externa: https://portalintercom.org.br/anais/nacional2016/resumos/R11-3158-1.pdf
metadata.dc.relation.ispartof: Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
Appears in Collections:Artigo de Evento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
anaVimieiroTorcedorProd.pdf258.1 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.