Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/37550
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Avaliação da análise crítica coletiva de projeto sob a ótica dos estudantes de arquitetura e urbanismo
Título(s) alternativo(s): Evaluation of collective critical analysis of design from the perspective of architecture and urbanism students
Autor(es): Paula Barros
Resumo: A prevalência de ambientes de ensino-aprendizagem de projeto caracterizados por uma rígida estrutura hierárquica tem sido recorrentemente apontada como um problema a ser enfrentado em prol da formação de profissionais críticos e compromissados com o bemestar social. Diante da necessidade de elevar os alunos a coprodutores do conhecimento ao longo do processo de ensino-aprendizagem de projeto, o artigo objetiva investigar como a Análise Crítica Coletiva de Projeto (ACCP), uma modalidade de assessoramento coletivo de projeto que vem sendo aplicada na oficina Problemas de requalificação de áreas e edificações urbanas, é avaliada pelos alunos do curso noturno de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A análise qualitativa dos dados obtidos através da aplicação de um questionário indica que, segundo a percepção dos discentes, a ACCP, dependendo das habilidades e competências do professor, pode facilitar a criação de um ambiente de ensinoaprendizagem mais horizontal e propício ao desenvolvimento da capacidade de (auto)crítica e autonomia dos alunos. Dentre os outros benefícios associados à técnica, cabe destacar: (i) ampliação do quadro de referência; (ii) promoção da aprendizagem coletiva; (iii) otimização da produção projetual; (iv) promoção da criatividade; e (v) desenvolvimento de habilidades requeridas pelo trabalho em equipe, como a de apresentar, comunicar, ouvir, perguntar e argumentar diante de um grupo.
Assunto: Crítica
Autonomia
Projeto
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: ARQ - DEPARTAMENTO DE PROJETOS
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: 10.11606/gtp.v11i1.99202
URI: http://hdl.handle.net/1843/37550
Data do documento: 2016
metadata.dc.url.externa: http://www.revistas.usp.br/gestaodeprojetos/article/view/99202/111709
metadata.dc.relation.ispartof: Gestão & tecnologia de projetos
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Avaliação da análise crítica coletiva de projeto sob a ótica dos estudantes de arquitetura e urbanismo.pdf812.58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.