Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/37550
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPaula Barrospt_BR
dc.date.accessioned2021-08-17T18:42:36Z-
dc.date.available2021-08-17T18:42:36Z-
dc.date.issued2016-
dc.citation.volume11pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.citation.spage83pt_BR
dc.citation.epage94pt_BR
dc.identifier.doi10.11606/gtp.v11i1.99202pt_BR
dc.identifier.issn19811543pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/37550-
dc.description.resumoA prevalência de ambientes de ensino-aprendizagem de projeto caracterizados por uma rígida estrutura hierárquica tem sido recorrentemente apontada como um problema a ser enfrentado em prol da formação de profissionais críticos e compromissados com o bemestar social. Diante da necessidade de elevar os alunos a coprodutores do conhecimento ao longo do processo de ensino-aprendizagem de projeto, o artigo objetiva investigar como a Análise Crítica Coletiva de Projeto (ACCP), uma modalidade de assessoramento coletivo de projeto que vem sendo aplicada na oficina Problemas de requalificação de áreas e edificações urbanas, é avaliada pelos alunos do curso noturno de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A análise qualitativa dos dados obtidos através da aplicação de um questionário indica que, segundo a percepção dos discentes, a ACCP, dependendo das habilidades e competências do professor, pode facilitar a criação de um ambiente de ensinoaprendizagem mais horizontal e propício ao desenvolvimento da capacidade de (auto)crítica e autonomia dos alunos. Dentre os outros benefícios associados à técnica, cabe destacar: (i) ampliação do quadro de referência; (ii) promoção da aprendizagem coletiva; (iii) otimização da produção projetual; (iv) promoção da criatividade; e (v) desenvolvimento de habilidades requeridas pelo trabalho em equipe, como a de apresentar, comunicar, ouvir, perguntar e argumentar diante de um grupo.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentARQ - DEPARTAMENTO DE PROJETOSpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofGestão & tecnologia de projetospt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCríticapt_BR
dc.subjectAutonomiapt_BR
dc.subjectEnsino aprendizagem de projetopt_BR
dc.subject.otherCríticapt_BR
dc.subject.otherAutonomiapt_BR
dc.subject.otherProjetopt_BR
dc.titleAvaliação da análise crítica coletiva de projeto sob a ótica dos estudantes de arquitetura e urbanismopt_BR
dc.title.alternativeEvaluation of collective critical analysis of design from the perspective of architecture and urbanism studentspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttp://www.revistas.usp.br/gestaodeprojetos/article/view/99202/111709pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.