Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/37551
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Gêneros textuais: como ensiná-los no interior das práticas de leitura e escrita?
Autor(es): Renata Amaral de Matos Rocha
Resumo: Como usar os gêneros para ensinar leitura e produção de textos em sala de aula? Os textos são construídos dentro de um contexto, têm interlocutores, formato próprio, suporte específico, possíveis propósitos de leitura, ou seja, constituem-se pelas chamadas características sociocomunicativas, definidas pelo conteúdo, pela função, pelo estilo e pela composição do material a ser lido. E é essa soma de características que define os diferentes gêneros. No entanto, explorar apenas as características de cada texto contribui muito pouco para o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita de determinado gênero por parte dos nossos alunos. Por isso, objetivamos apresentar uma possibilidade de trabalho com os gêneros textuais de forma efetiva, real, no âmbito da sala de aula. Para tanto, discutiremos sobre quem escreve e para quem se escreve um texto, com que objetivo, em que contexto sociocomunicativo etc. Essa abordagem amplia o tratamento dado aos gêneros textuais sob a ótica da nomenclatura e forma, e representa um grande avanço no ensino das línguas, neste caso, da Língua Portuguesa.
Abstract: How can we use genres to teach reading and writing in the classroom? Texts have specific size and support and possible reading purposes, they constitute the so-called sociocomunicative characteristics defined by content, function, style and composition of the material to be read. It is the sum of those features that define different genres. However, exploring only the characteristics of each text contributes very little to the development of reading and writing skills of certain genres by our students. It is necessary to discuss why and for whom a person writes a text, within a certain communicative context. That’s the difference between treating genres as content itself and teaching them inside reading and writing practices.
Assunto: Gêneros textuais
Notícias populares - jornal
Caricatura
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.34019/1984-5499.2017.v19.19032
URI: http://hdl.handle.net/1843/37551
Data do documento: 2017
metadata.dc.url.externa: https://periodicos.ufjf.br/index.php/revistainstrumento/article/view/19032
metadata.dc.relation.ispartof: Instrumento: Revista de Estudo e Pesquisa em Educação
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Generos textuais - como ensiná-los no interior das práticas de leitura e escrita.pdf276.46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.