Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/37551
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRenata Amaral de Matos Rochapt_BR
dc.date.accessioned2021-08-17T18:58:16Z-
dc.date.available2021-08-17T18:58:16Z-
dc.date.issued2017-
dc.citation.volume19pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.citation.spage265pt_BR
dc.citation.epage274pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34019/1984-5499.2017.v19.19032pt_BR
dc.identifier.issn1984-5499pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/37551-
dc.description.abstractHow can we use genres to teach reading and writing in the classroom? Texts have specific size and support and possible reading purposes, they constitute the so-called sociocomunicative characteristics defined by content, function, style and composition of the material to be read. It is the sum of those features that define different genres. However, exploring only the characteristics of each text contributes very little to the development of reading and writing skills of certain genres by our students. It is necessary to discuss why and for whom a person writes a text, within a certain communicative context. That’s the difference between treating genres as content itself and teaching them inside reading and writing practices.pt_BR
dc.description.resumoComo usar os gêneros para ensinar leitura e produção de textos em sala de aula? Os textos são construídos dentro de um contexto, têm interlocutores, formato próprio, suporte específico, possíveis propósitos de leitura, ou seja, constituem-se pelas chamadas características sociocomunicativas, definidas pelo conteúdo, pela função, pelo estilo e pela composição do material a ser lido. E é essa soma de características que define os diferentes gêneros. No entanto, explorar apenas as características de cada texto contribui muito pouco para o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita de determinado gênero por parte dos nossos alunos. Por isso, objetivamos apresentar uma possibilidade de trabalho com os gêneros textuais de forma efetiva, real, no âmbito da sala de aula. Para tanto, discutiremos sobre quem escreve e para quem se escreve um texto, com que objetivo, em que contexto sociocomunicativo etc. Essa abordagem amplia o tratamento dado aos gêneros textuais sob a ótica da nomenclatura e forma, e representa um grande avanço no ensino das línguas, neste caso, da Língua Portuguesa.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAUpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofInstrumento: Revista de Estudo e Pesquisa em Educaçãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGêneros textuaispt_BR
dc.subjectChargept_BR
dc.subjectNotíciapt_BR
dc.subject.otherGêneros textuaispt_BR
dc.subject.otherNotícias populares - jornalpt_BR
dc.subject.otherCaricaturapt_BR
dc.titleGêneros textuais: como ensiná-los no interior das práticas de leitura e escrita?pt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/revistainstrumento/article/view/19032pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-9441-3249pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Generos textuais - como ensiná-los no interior das práticas de leitura e escrita.pdf276.46 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.