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http://hdl.handle.net/1843/37566
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | A equivocidade da crítica |
Autor(es): | Rachel Cecília de Oliveira Costa |
Resumen: | A estética surgiu em 1750 com Baumgarten e desde muito cedo é pautada por um viés kantiano-hegeliano. A questão que motiva este texto é: como seria pensá-la a partir de outros pressupostos? Existe um cenário insatisfatório referente às possibilidades evidenciadas por grande parte das teorias para pensar a arte e acrítica de arte na atualidade. Após o modernismo, uma verdadeira enxurrada de tentativas de dar conta desse novo cenário da arte foi produzida. Em sua maioria, essas teorias são ou derivações, ou ampliações ou relativizações dos modelos kantiano e hegeliano, os quais são fundadores daquilo que entendemos por estética na filosofia. Todavia, a produção artística se modificou estruturalmente gerando uma constante sensação de insatisfação com os resultados alcançados por essas teorias, devido à inadequação do modelo ao objeto. |
Asunto: | Estética Filosofia e estética Arte e filosofia Crítica de arte |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | EBA - DEPARTAMENTO DE ARTES PLÁSTICAS |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/37566 |
Fecha del documento: | 2017 |
metadata.dc.url.externa: | https://www.revistas.usp.br/rapsodia/article/view/143777 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Rapsódia |
Aparece en las colecciones: | Artigo de Periódico |
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