Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/37566
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | A equivocidade da crítica |
Autor(es): | Rachel Cecília de Oliveira Costa |
Resumo: | A estética surgiu em 1750 com Baumgarten e desde muito cedo é pautada por um viés kantiano-hegeliano. A questão que motiva este texto é: como seria pensá-la a partir de outros pressupostos? Existe um cenário insatisfatório referente às possibilidades evidenciadas por grande parte das teorias para pensar a arte e acrítica de arte na atualidade. Após o modernismo, uma verdadeira enxurrada de tentativas de dar conta desse novo cenário da arte foi produzida. Em sua maioria, essas teorias são ou derivações, ou ampliações ou relativizações dos modelos kantiano e hegeliano, os quais são fundadores daquilo que entendemos por estética na filosofia. Todavia, a produção artística se modificou estruturalmente gerando uma constante sensação de insatisfação com os resultados alcançados por essas teorias, devido à inadequação do modelo ao objeto. |
Assunto: | Estética Filosofia e estética Arte e filosofia Crítica de arte |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | EBA - DEPARTAMENTO DE ARTES PLÁSTICAS |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/37566 |
Data do documento: | 2017 |
metadata.dc.url.externa: | https://www.revistas.usp.br/rapsodia/article/view/143777 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Rapsódia |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A equivocidade da crítica.pdf | 74.68 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.