Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/37592
Type: Dissertação
Title: Avaliação experimental de um veículo equipado com alternador com desacoplamento eletromecânico e sistema stop-start
Other Titles: Experimental evaluation of a vehicle equipped with an electromechanical decoupling alternator and stop-start system
Authors: Luis Gustavo de Carvalho Monteiro
First Advisor: Fabrício José Pacheco Pujatti
First Referee: José Guilherme Coelho Baeta
Second Referee: Sérgio de Morais Hanriot
Abstract: Ao longo das últimas décadas, a indústria automobilística tem assumido um importante papel no propósito global para contenção da emissão de dióxido de carbono para mitigar os efeitos negativos do efeito estufa. Diante disso, múltiplos acordos e tratados internacionais promoveram legislações que determinaram limites para a emissão de CO2 e também para o consumo energético dos veículos automotores. Diversas tecnologias estão sendo desenvolvidas e têm sido implementadas para incrementar a eficiência energética dos veículos, reduzindo o consumo de combustível e, consequentemente, a emissão de CO2 de forma direta. Esta pesquisa objetivou a análise experimental da aplicação isolada e conjunta de três tecnologias automotivas: um sistema de alternador inteligente (com desacoplamento parcial eletricamente); sistema Stop-Start que promove o desligamento automático do motor a combustão interna em paradas do veículo; e um alternador com desacoplamento eletromecânico (ADE) do eixo do motor a combustão interna, composto por uma polia integrada a uma embreagem eletromagnética. Esse último sistema se trata de uma inovação tecnológica em termos de controle da geração e aproveitamento da energia elétrica, em que o desacoplamento é realizado em função do estado de carga da bateria e condições de operação do motor a combustão interna. Assim, essa estratégia possibilita o completo descarregamento do eixo do motor em relação à inércia e campo eletromagnético do alternador. Em testes realizados com um veículo de passageiros foi possível obter reduções no consumo energético combinado (ponderação entre os ciclos urbano FTP-75 e estrada) na faixa de 2,17%, aplicando somente a tecnologia do “alternador inteligente”, e até 4,68% pela combinação do sistema Stop-Start aliado ao ADE. As reduções nas emissões de CO2 também foram significativas, de forma que para o ciclo urbano obteve-se até 6,51% de redução e até 1,50% para o ciclo estrada.
Abstract: During recent decades, the automotive industry has developed important initiatives in order to reduce global carbon dioxide emissions and to mitigate the man-made greenhouse effect. Multiple international agreements have promoted limits for CO2 emissions legislation and energy consumption of passenger cars. Energy saving technologies are being developed and have been implemented to increase the automotive efficiency, reducing fuel consumption and CO2 emissions. This research aimed at the experimental analysis of the isolated and combined application for three automotive technologies: an “intelligent alternator” system with electrical partial decoupling; Stop-Start system that promotes internal combustion engine automatic shutdowns at vehicle stops; and an electromechanical decoupling alternator (EDA) from the internal combustion engine crankshaft (based on an integrated pulley with an electromagnetic clutch). The latter technology system represents an innovation in terms of controlling the generation and electric energy usage, in which the decoupling events are performed according to the battery state of charge and internal combustion engine operating conditions. Thus, this strategy allows the complete engine crankshaft unloading in relation to the alternator's inertia and electromagnetic field. In tests carried out with a passenger vehicle it was possible to achieve reductions in the combined energy consumption (from urban FTP-75 and highway cycles combination) in the range of 2.17%, applying only the "intelligent alternator" technology, and up to 4.68% by the combination of Stop-Start system and ADE test configuration. The reductions in CO2 emissions were also significant, so that for the urban cycle there was a reduction of up to 6.51% and up to 1.50% for the highway cycle.
Subject: Engenharia mecânica
Eficiência energética
Sustentabilidade
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecanica
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/37592
Issue Date: 18-Sep-2020
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado



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