Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/37608
Type: Tese
Title: O YouTube e as identidades presentes no canal Small Advantages: uma análise multimodal a partir da Semiótica Social
Authors: Regina Celia Lopes Brito
First Advisor: Sônia Maria de Oliveira Pimenta
First Co-advisor: Clarice Lage Gualberto
First Referee: Maria Beatriz Nascimento Decat
Second Referee: Cláudia Natividade
Third Referee: Denise Giarola Maia
metadata.dc.contributor.referee4: Zaira Bomfante dos Santos
Abstract: Tomando o ambiente da plataforma de compartilhamento YouTube, este trabalho propõe investigar e analisar, as identidades apresentadas pelos chamados “influenciadores” e por seus “seguidores”, através de modos semióticos não verbais. Para estudarmos esses sujeitos e as identidades por eles projetadas, escolhemos como Corpus de análise um canal do YouTube bem conhecido pelo público, principalmente no Brasil: Small Advantages, de Gavin Roy. Fundamentados na Semiótica Social (HODGE; KRESS,1988; VAN LEEUWEN, 2005; KRESS, 2010) e sob a ótica da multimodalidade (KRESS; VAN LEEUWEN, 2001; KRESS, 2010), iniciamos nossa pesquisa elencando seis categorias: a) aparência do youtuber; b) cenário e ambientação; c) câmera e edição; d) uso das cores; e) tipografia utilizada e f) vozes, sons e músicas. Para a análise, utilizamos a Gramática do Design Visual (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006, 2021), a Semiótica do Som (VAN LEEUWEN, 1999 e 2012), a Semiótica da Luz (VAN LEEUWEN E BOERIIS, 2017), a Teoria dos Metamodos Kineikônicos (BURN, 2013), os estudos sobre Tipografia (KRESS; VAN LEEUWEN, 2010 e VAN LEEUWEN, 2006), e os estudos sobre Cores (KRESS; VAN LEEUWEN, 2002). Durante essa pesquisa, também apresentamos o conceito de Texto-Ambiente, o qual se caracteriza por ser a orquestração de todos os modos semióticos em um determinado espaço físico, causando assim, sensações, evocando lembranças e sentimentos em quem seja capaz de interpretá-lo. A partir das análises realizadas, constatamos que, ao longo dos anos de existência do canal, entre 2015 e 2019, houve uma mudança drástica na aparência do youtuber. A diferença entre o youtuber amador e o profissional pode ser vista claramente, seja na aparência pessoal, seja no uso das cores, ou até mesmo na tipografia utilizada nos vídeos. Se, de início, não havia tanta preparação, em termos visuais, para a realização dos vídeos, pudemos perceber após nossas análises que houve uma grande mudança desde então. Porém, todas essas alterações foram feitas, basicamente, para demarcar ou reafirmar a identidade do youtuber como sendo alguém simples e acessível. Com relação a seu público seguidor (os smallistas), no início do canal, é colocado como um amigo, alguém com quem se pode contar para aprender e ensinar algo, e que, portanto, tem um grau de aproximação muito grande com Gavin. Com o passar do tempo e a transformação do canal e do próprio Gavin, agora youtuber, seu público seguidor também foi aos poucos mudando. Se antes havia a curiosidade, e até uma certa dose de admiração, de ver um estrangeiro se interessar pela língua e cultura do Brasil, agora o principal interesse é absorver alguma dica de inglês ou ver o youtuber realizar suas viagens pelo Brasil. Os Sites de Redes Sociais são um vasto retrato da história da humanidade no século XXI. Em última análise, consideramos a importância de se estudar esta temática, principalmente pela escassez de pesquisas que levem em consideração os modos semióticos não verbais presentes em interações mediadas pela plataforma do YouTube. É, portanto, na relevância deste fenômeno ainda pouco explorado em todas as suas possibilidades discursivas que se pauta a justificativa desta pesquisa.
Abstract: Taking the environment of the YouTube sharing platform, this work proposes to investigate and analyze the identities presented by the so-called "influencers" and by their "followers", through non-verbal semiotic modes. In order to study these subjects and the identities projected by them, we chose as a Corpus of Analysis a YouTube channel well known to the public, mainly in Brazil: Small Advantages, by Gavin Roy. Based on Social Semiotics (HODGE; KRESS, 1988; VAN LEEUWEN, 2005; KRESS, 2010) and from the perspective of multimodality (KRESS; VAN LEEUWEN, 2001; KRESS, 2010), we began our research by listing six categories: a) appearance of youtuber; b) scenery and setting; c) camera and editing; d) use of colors; e) typography used and f) voices, sounds and music. For the analysis, we used the Grammar of Visual Design (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006, 2021), the Semiotics of Sound (VAN LEEUWEN, 1999 and 2012), the Semiotics of Light (VAN LEEUWEN AND BOERIIS, 2017), the Theory of Kineikonic Metamodes (BURN, 2013), studies on Typography (KRESS; VAN LEEUWEN, 2010 and VAN LEEUWEN, 2006), and studies on Colors (KRESS; VAN LEEUWEN, 2002). During this research, we also introduced the concept of Text-Environment, which is characterized by being the orchestration of all semiotic modes in a given physical space, thus causing sensations, evoking memories and feelings in those who are able to interpret it. From the analyzes carried out, we found that, over the years of the channel's existence, between 2015 and 2019, there was a drastic change in the appearance of the youtuber. The difference between the amateur and the professional youtuber can be seen clearly, whether in the personal appearance, in the use of colors, or even in the typography used in the videos. If, at first, there was not so much preparation, visually, for making the videos, we could see after our analysis that there has been a big change since then. However, all these changes were made, basically, to demarcate or reaffirm the identity of the youtuber as being someone simple and accessible. With regard to his following audience (the smallists), at the beginning of the channel, he is placed as a friend, someone who can be counted on to learn and teach something, and who, therefore, has a great degree of approximation with Gavin. As time went by and through the transformation of the channel and Gavin himself, his following audience was also gradually changing. If there was curiosity, and even a certain amount of admiration, to see a foreigner become interested in the language and culture of Brazil, now the main interest is to get some English tips or to see the youtuber in his trips in Brazil. Social Networking Sites are a vast portrait of the history of humanity in the 21st century. Ultimately, we consider the importance of studying this theme, mainly due to the lack of research that takes into account the non-verbal semiotic modes present in interactions mediated by the YouTube platform.
Subject: Small Advantages (Canal do YouTube)
YouTube (recurso eletrônico)
Semiótica
Identidade (Conceito filosófico)
Análise do discurso
Multimodalidade
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FALE - FACULDADE DE LETRAS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/37608
Issue Date: 30-Apr-2021
Appears in Collections:Teses de Doutorado

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