Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/37650
Tipo: Artigo de Evento
Título: A estrutura retórica do texto como elemento básico de construção gênero conto: uma pesquisa com crianças do 6º ano escolar
Autor(es): Rosane Cassia Santos e Campos
Resumen: Em pesquisa em construção com crianças do 6º ano escolar, estudantes do Centro Pedagógico da UFMG, os dados já levantados apontam para que seja percebido que a estrutura retórica do texto está a serviço da produção textual, estando o uso de uma ou de outra relação diretamente relacionado à construção de um gênero. A proposta de escrita de um Conto pretende investigar se as crianças usam uma ou outra relação retórica, de maneira recorrente, como base para a construção do sentido surpreendente pretendido pelo gênero Conto. Além dos passos fundamentais para a elaboração da tessitura textual, pôde ser percebido claramente que relações retóricas semelhantes estão presentes em todos os textos produzidos, fazendo-se supor que tais relações têm lugar definido pelo produtor do gênero Conto, como sendo essenciais para que o sentido pretendido se consolide. Um dos princípios da RST, segundo Mann e Thompson (1988), diz sobre os sentidos que emergem das construções verbais para a criação da coerência do texto alcançando, assim, a organização textual, a partir da caracterização das relações que se estabelecem entre as partes desse texto. Destaca-se que existem proposições implícitas, além do conteúdo proposicional levantado pelo produtor do texto, ou seja, proposições surgem da combinação de orações e não precisam de marcas linguísticas específicas, como conjunções, por exemplo, para que tais relações existam. Foram encontradas, nos textos das crianças, relações núcleo-satélite de reformulação, de resumo, de causa, de condição, de circunstância, de elaboração. Quanto às relações multinucleares, foram encontradas as relações de lista, de contraste, de sequência.
Asunto: Retórica - Texto
Gêneros literários - Contos
Produção de textos
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
Tipo de acceso: Acesso Restrito
URI: http://hdl.handle.net/1843/37650
Fecha del documento: jun-2016
metadata.dc.url.externa: https://drive.google.com/file/d/1XRimfNova_OcPwyNaA8WaznhGGnxAyGK/view
metadata.dc.relation.ispartof: Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários
Aparece en las colecciones:Artigo de Evento

archivos asociados a este elemento:
no existem archivos asociados a este elemento.


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.