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http://hdl.handle.net/1843/37650
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Rosane Cassia Santos e Campos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-08-20T12:50:26Z | - |
dc.date.available | 2021-08-20T12:50:26Z | - |
dc.date.issued | 2016-06 | - |
dc.citation.issue | 4 | pt_BR |
dc.citation.spage | 1196 | pt_BR |
dc.citation.epage | 1205 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2177-6350 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/37650 | - |
dc.description.resumo | Em pesquisa em construção com crianças do 6º ano escolar, estudantes do Centro Pedagógico da UFMG, os dados já levantados apontam para que seja percebido que a estrutura retórica do texto está a serviço da produção textual, estando o uso de uma ou de outra relação diretamente relacionado à construção de um gênero. A proposta de escrita de um Conto pretende investigar se as crianças usam uma ou outra relação retórica, de maneira recorrente, como base para a construção do sentido surpreendente pretendido pelo gênero Conto. Além dos passos fundamentais para a elaboração da tessitura textual, pôde ser percebido claramente que relações retóricas semelhantes estão presentes em todos os textos produzidos, fazendo-se supor que tais relações têm lugar definido pelo produtor do gênero Conto, como sendo essenciais para que o sentido pretendido se consolide. Um dos princípios da RST, segundo Mann e Thompson (1988), diz sobre os sentidos que emergem das construções verbais para a criação da coerência do texto alcançando, assim, a organização textual, a partir da caracterização das relações que se estabelecem entre as partes desse texto. Destaca-se que existem proposições implícitas, além do conteúdo proposicional levantado pelo produtor do texto, ou seja, proposições surgem da combinação de orações e não precisam de marcas linguísticas específicas, como conjunções, por exemplo, para que tais relações existam. Foram encontradas, nos textos das crianças, relações núcleo-satélite de reformulação, de resumo, de causa, de condição, de circunstância, de elaboração. Quanto às relações multinucleares, foram encontradas as relações de lista, de contraste, de sequência. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários | pt_BR |
dc.rights | Acesso Restrito | pt_BR |
dc.subject | Estrutura retórica do texto | pt_BR |
dc.subject | Gênero conto | pt_BR |
dc.subject | Produção de texto | pt_BR |
dc.subject.other | Retórica - Texto | pt_BR |
dc.subject.other | Gêneros literários - Contos | pt_BR |
dc.subject.other | Produção de textos | pt_BR |
dc.title | A estrutura retórica do texto como elemento básico de construção gênero conto: uma pesquisa com crianças do 6º ano escolar | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.url.externa | https://drive.google.com/file/d/1XRimfNova_OcPwyNaA8WaznhGGnxAyGK/view | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-6624-808X | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo de Evento |
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