Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/37650
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dc.creatorRosane Cassia Santos e Campospt_BR
dc.date.accessioned2021-08-20T12:50:26Z-
dc.date.available2021-08-20T12:50:26Z-
dc.date.issued2016-06-
dc.citation.issue4pt_BR
dc.citation.spage1196pt_BR
dc.citation.epage1205pt_BR
dc.identifier.issn2177-6350pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/37650-
dc.description.resumoEm pesquisa em construção com crianças do 6º ano escolar, estudantes do Centro Pedagógico da UFMG, os dados já levantados apontam para que seja percebido que a estrutura retórica do texto está a serviço da produção textual, estando o uso de uma ou de outra relação diretamente relacionado à construção de um gênero. A proposta de escrita de um Conto pretende investigar se as crianças usam uma ou outra relação retórica, de maneira recorrente, como base para a construção do sentido surpreendente pretendido pelo gênero Conto. Além dos passos fundamentais para a elaboração da tessitura textual, pôde ser percebido claramente que relações retóricas semelhantes estão presentes em todos os textos produzidos, fazendo-se supor que tais relações têm lugar definido pelo produtor do gênero Conto, como sendo essenciais para que o sentido pretendido se consolide. Um dos princípios da RST, segundo Mann e Thompson (1988), diz sobre os sentidos que emergem das construções verbais para a criação da coerência do texto alcançando, assim, a organização textual, a partir da caracterização das relações que se estabelecem entre as partes desse texto. Destaca-se que existem proposições implícitas, além do conteúdo proposicional levantado pelo produtor do texto, ou seja, proposições surgem da combinação de orações e não precisam de marcas linguísticas específicas, como conjunções, por exemplo, para que tais relações existam. Foram encontradas, nos textos das crianças, relações núcleo-satélite de reformulação, de resumo, de causa, de condição, de circunstância, de elaboração. Quanto às relações multinucleares, foram encontradas as relações de lista, de contraste, de sequência.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAUpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofColóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literáriospt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectEstrutura retórica do textopt_BR
dc.subjectGênero contopt_BR
dc.subjectProdução de textopt_BR
dc.subject.otherRetórica - Textopt_BR
dc.subject.otherGêneros literários - Contospt_BR
dc.subject.otherProdução de textospt_BR
dc.titleA estrutura retórica do texto como elemento básico de construção gênero conto: uma pesquisa com crianças do 6º ano escolarpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.url.externahttps://drive.google.com/file/d/1XRimfNova_OcPwyNaA8WaznhGGnxAyGK/viewpt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-6624-808Xpt_BR
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